Levantamento pedológico detalhado como suporte para o planejamento do uso de terras

Autores

  • Pablo Grahl dos Santos Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Av. Luiz de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages (SC)
  • Jaime Antonio de Almeida Professor do Departamento de Solos e Recursos Naturais - UDESC
  • Letícia Sequinato Professora do Departamento de Solos e Recursos Naturais - UDESC
  • Marcos Benedito Schimalski Professor do Departamento de Engenharia Florestal - UDESC

Palavras-chave:

levantamento de solos, aptidão agrícola, recursos naturais, geotecnologias.

Resumo

O uso adequado do solo, através do planejamento racional a ser aplicado a cada gleba de terra, levando em consideração o conjunto de seus atributos é necessário para que a exploração agrícola seja conduzida em bases conservacionistas. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de solos em nível detalhado para fornecer subsídios ao planejamento de seu uso sustentável com base na sua aptidão agrícola. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda Experimental do CAV-UDESC em Lages, SC, situada a 27°44'54,11'' de latitude sul e 50°05'08,09'' de longitude oeste, com 884 m de altitude média e clima do tipo mesotérmico úmido com verão fresco (Cfb). O levantamento contou com o suporte de sistema de posicionamento global por satélite (GNSS-GPS), fotogrametria, fotointerpretação e sistema de informações geográficas. Procedeu-se a descrição geral e morfológica dos perfis de solo e a coleta de amostras deformadas dos horizontes para análise. Com base nos atributos físicos e químicos, os solos foram classificados em nível de fase de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Os limites das unidades de mapeamento foram identificados através das relações dos solos com a superfície topográfica, por meio de observação e amostragem ao longo de toposequências, delineadas por fases de relevo. Elaborou-se a legenda final do levantamento e a interpretação do mapa pedológico com as classes de aptidão visando o planejamento de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Grahl dos Santos, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Av. Luiz de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro, CEP 88520-000, Lages (SC)

Engenheiro Agrônomo

Mestre Ciência do Solo

Doutorando Manejo do Solo-CAV/UDESC

Área de Levantamento, Gênese e Mineralogia do Solo

Downloads

Publicado

2015-02-11

Como Citar

GRAHL DOS SANTOS, Pablo; ANTONIO DE ALMEIDA, Jaime; SEQUINATO, Letícia; BENEDITO SCHIMALSKI, Marcos. Levantamento pedológico detalhado como suporte para o planejamento do uso de terras. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 1, p. 65–74, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5686. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente