TRAJETÓRIAS ESCOLARES FAVORECIDAS E BEM SUCEDIDAS NO PERCURSO ATÉ A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Silvana Rodrigues de Souza Sato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ione Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Propomo-nos no presente estudo analisar alguns aspectos referentes às trajetórias escolares de uma amostra de 167 calouros de todos os cursos da Universidade Federal de Santa Catarina do ano de 2010. O trabalho de análise dos questionários aplicados demonstrou que 83% dos estudantes cursaram educação infantil, apesar da raridade de estabelecimentos, a mais ou menos dezoito anos atrás. Já na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, ficou evidente que grande parte dos alunos migraram da rede pública para a privada. 41% dos estudantes não reforçaram seus conhecimentos em cursinhos pré-vestibulares, mas 85% da amostra realizaram estudos no ensino médio diurno, o que lhes permitiu dedicar mais de um turno para a preparação ao concurso vestibular. Verificou-se que foram realizadas estratégias pelo grupo de calouros e suas famílias, para ter sucesso no prosseguimento da escolarização, comprovando a necessidade de planejar o trajeto até a universidade.

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Publicado

2012-06-03