Estúdios de pintura e os usos da fotografia pela estética e pela didática em pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267612020144

Resumo

Para além da verbalização usar a fotografia está um modo de formar que repousa entre as finalidades estética e prática desta linguagem. Como parte integrante de pesquisa em arte realizada na linha de Ensino de Artes Visuais no Mestrado em Artes Visuais realizada pelo autor, a fotografia não é apenas um registro visual, o que torna sua memória minimamente permanente. É fluida pois é parte dos processos pictóricos e didáticos que envolvem a pesquisa, na medida em que compõe o campo fenomenal da experiência estética no interior do estúdio de pintura, lugar comum das dimensões fomadoras deste trabalho.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Villi Cavallari, PPGAV/UDESC SESI-PR

Pedro Henrique Villi Cavallari é graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (PR), especializado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional, mestrando em Artes Visuais na linha de Ensino de Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e participante do grupo de estudos e estúdio de pintura Apotheke. Artista visual, músico compositor, pesquisador e professor de arte pelo Colégio SESI Internacional de Curitiba. Se interessa por desenho, pintura, música, gravura, escultura, literatura, estética, fenomenologia, filosofia da linguagem, filosofia da educação e antropologia da arte.

Referências

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2010.

DUARTE JR, João Francisco. O que é beleza?. São Paulo, SP: Brasiliense, 2009

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Prosa do Mundo. São Paulo, SP: Cosac & Naif, 2012.

______________________. Fenomenologia da percepção. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

______________________. O olho e o espírito. São Paulo, SP: Cosac & Naif, 2013.

______________________. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. São Paulo, SP: Papirus, 1991.

OSTROWER, Fayga. Sensibilidade do Intelecto. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 1998.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESLER, Elida (Orgs.). O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. (pp. 123-140).

Downloads

Publicado

2020-04-30