Questão de tempo: o fluxo dos sentidos influenciado pelo ritmo, na ótica de Bob Wilson, Andrei Tarkovsky e Oliver Sacks

Autores

  • Lucas Pinheiro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP
  • Isa Kopelman Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP
  • Thais D'Abronzo Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016350

Resumo

O presente artigo possui como objetivo refletir sobre como os processos de articulação das encenações de Robert Wilson, com ênfase ao ritmo ralentado de suas obras, seja capaz de alterar a percepção dos atores e do público. Para tal, buscou-se uma intersecção dos ideais de Wilson com os pensamentos e reflexões do neurologista Oliver Sacks e do diretor de cinema russo Andrei Tarkovski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Psicomotricidade Educacional. Mestrando Do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, na Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da Prof. Dra. Isa Kopelman

 

Isa Kopelman, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora da UNICAMP - IA - Graduação em Artes Cênicas e Pós-gradução em Artes da Cena.

Thais D'Abronzo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP

Professora da Graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em Artes da Cena, na Universidade Estadual de Campinas,

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

PINHEIRO, Lucas; KOPELMAN, Isa; D’ABRONZO, Thais. Questão de tempo: o fluxo dos sentidos influenciado pelo ritmo, na ótica de Bob Wilson, Andrei Tarkovsky e Oliver Sacks. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 350–363, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016350. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7264. Acesso em: 20 abr. 2024.