9 variações sobre coisas e performance

Autores

  • André Lepecki
  • Tradutora - Sandra Mayer Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102192012095

Resumo

Observado uma proliferação de uso de coisas, objetos, tralha em vários trabalhos de dança experimental e performance art recentes, proponho nove teses preliminares sobre tal fenômeno. Partindo do conceito de “dispositif” em Giorgio Agamben, e da sua expansão para lá dos limites com os quais Michel Foucault o havia definido, foco em como Agamben diagnostica uma onipotência no cerne do dispositif e que determina a subjetividade contemporânea como essencialmente subjugada ao jugo de objetos-dispositifs. Extraio desta noção, por via da obra de Fred Moten em estudos da performance e estudos críticos de raça, a necessidade de um movimento de co-liberação de sujeitos e objetos desse modo de sujeição ao dispositif. Com Karl Marx e Guy Débord, associo essa liberação a uma rejeição do objeto como dispositif-mercadoria, e procuro a afirmação objetiva-subjetiva da coisa. Invocando um paralelo com o devir-animal que alguma dança e performance buscam desde os anos 1960, proponho um devir-coisa na dança e performance recente, onde tanto objetos como sujeitos se libertam do jugo do dispositif-mercadoria e de noções de instrumentalização. Neste devir-coisa na dança, as teorias de Mario Perniola e Silvia Benso são fundamentais.

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Biografia do Autor

André Lepecki

Ensaísta, crítico e dramaturgo, é Professor Assistente no Departamento de Estudos da Performance - New York University, onde leciona no programa de pós-graduação teoria da dança, dramaturgia experimental, teoria da cultura e crítica cultural desde 2000. Autor de Exhausting Dance (Routledge, 2005); coordenador das antologias Intensification, Contemporary Portuguese Performance (Theaterschrift Extra/Danças na Cidade, 1998), Of The Presence of the Body (Wesleyan University Press, 2004) e The Senses in Performance (Routledge, 2005).

Tradutora - Sandra Mayer, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professora doutora do CEART/UDESC

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Publicado

2019-12-07

Como Citar

LEPECKI, André; MAYER, Tradutora - Sandra. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 093–099, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012095. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3194. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Traduções