Ecos do drama grego no teatro contemporâneo: a Antiguidade Clássica grega vista segundo os paradigmas contemporâneos de gênero, classe e etnia

Anastasia Bakogianni

Resumo


Nesta entrevista, concedida à Dra. Maria Brígida de Miranda (PPGT/UDESC), Bakogianni aponta como a Antiguidade Clássica tem sido revista segundo paradigmas contemporâneos e discorre, dentre outros assuntos, sobre o impacto revolucionário causado pela entrada de mulheres na área dos Estudos Clássicos — um domínio até então historicamente masculino. Do mesmo modo, a pesquisadora, nascida em Atenas, exemplifica como o teatro contemporâneo em países europeus e africanos reflete os ecos e as dissonâncias entre a Antiguidade Clássica e o Ocidente do século XIX. Além disso, traça uma fascinante reflexão sobre como diretoras e diretores lidam com questões de gênero, classe e etnia, ao retratarem heroínas trágicas em produções teatrais. Interessada em como o teatro brasileiro absorveu os ecos do drama grego, Bakogianni direciona sua atenção para a produção londrina Our Lady of the Drowned (2006), dirigida por Kwong Loke e baseada no texto Nossa Senhora dos Afogados, do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Ao analisar a prática teatral dos dias de hoje, ela reflete sobre como a religiosidade arcaica, força motriz da ação dramática na Antiguidade Clássica, é considerada minimizada ou rechaçada nas produções teatrais contemporâneas. 

 

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DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103332018440

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