Nas entranhas da América periférica: reflexões sobre a busca de um pensar mais próprio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102352019388

Palavras-chave:

A Tempestade, Caranguejo Overdrive, América Latina, Ocidente, Pensamento político

Resumo

O presente artigo busca questionar a permanência de uma epistemologia extrínseca nos argumentos que têm constituído o pensamento político da chamada América Latina e acabam por naturalizar uma suposta superioridade do saber ocidental sobre os demais. Partimos de uma breve análise de leituras a respeito de A Tempestade, de William Shakespeare, e propomos o deslocamento do eixo analítico para as entranhas do continente por meio de Caranguejo Overdrive, peça da carioca Aquela Cia. de Teatro. Reivindicamos, assim, a presença do corpo e de suas políticas na argumentação sobre a porção centro-sul da América.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Ceccon Vomero, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, com pesquisa em andamento sobre relações entre teatro e política na área de Pedagogia Teatral, sob orientação da Profª. Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo. Jornalista autônoma, performer e provocadora cênica na Companhia de Teatro Heliópolis.

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Publicado

2019-09-20

Como Citar

VOMERO, Maria Fernanda Ceccon. Nas entranhas da América periférica: reflexões sobre a busca de um pensar mais próprio. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 35, p. 388–403, 2019. DOI: 10.5965/1414573102352019388. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019388. Acesso em: 28 mar. 2024.