Epistemologia das artes cênicas: interfaces entre teoria pedagógica e prática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019144

Resumo

Este trabalho surgiu do questionamento sobre a forma como a docência em artes cênicas na educação básica apresenta-se a partir dos documentos oficiais, tais como súmulas, currículos e programas de ensino. Ao trazer a epistemologia das artes cênicas como conceito operatório buscou-se analisar teorias de currículo e práticas escolares. Incluiu-se nesse cenário alusões aos processos formativos em arte trazidos pelas Leis de Diretrizes e Basesda Educação Brasileira, por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Por considerar que essas diferenças constituem alterações que provocam mais do que ajustes nos tempos e espaços para a aprendizagem, procurou-se identificar de que forma essas configurações impõem-se como epistemologia para as artes cênicas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisinei Fátima Dieguez Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ingresso em 2015. Desenvolve pesquisa em Processos de Criação Cênicos na Educação Básica na perspectiva da cibercultura sob a orientação da Profe. Drª Marta Isaacsson. É Mestra em Artes Cênicas desde 2012, pelo mesmo PPGAC-UFRGS, onde trabalhou com a investigação da transdisciplinaridade e o ensino de teatro no Ensino Fundamental, com a orientação da Proª Drª Vera Lucia Bertoni dos Santos. É especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pela Faculdade de Educação da UFRGS. Possui graduação no Bacharelado em Artes Cênicas-habilitação em Interpretação Teatral pela UFRGS (1993) e graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela UFRGS (2003). Interessa-se por estudos curriculares na Educação Básica, pela Cultura Digital e pela informática na educação no âmbito do ensino do Teatro. Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFRGS, lotada no Colégio de Aplicação da UFRGS. Exerceu funções de chefia no Departamento de Expressão e Movimento e a Coordenação da Área de Teatro nesse Colégio. (lisinei@cap.ufrgs.br)

Marta Isaacsson Souza e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no ensino da graduação e pós-graduação de Artes Cênicas. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação (ABRACE), tendo presidido a mesma entidade no período de 2011-2012. Possui experiência de gestão administrativa em cargos de Direção de Unidade, Chefia de Departamento e Coordenação de Programa. Integrou a Comissão Artes Cênicas SESU/MEC durante dois mandatos, tendo estado no segundo como coordenadora, liderando o processo de elaboração das diretrizes curriculares do ensino superior de Teatro e Dança e participando diretamente das avaliações de inúmeros cursos de graduação do país. Desde 2008, é bolsista produtividade de pesquisa CNPq, atualmente PQ 1B, pelo desenvolvimento de estudos no campo da Cena e Intermedialidade, voltados à questão da interferência da tecnologia de imagem nas artes cênicas. Sua formação de pós-graduação se fez inteiramente na Université de Paris III, com ênfase em Estudos Teatrais (1987-1991, bolsa CAPES). Tese de doutorado dedicada à arte do ator, "Le Processus Créateaur de lActeur: Stanislavski et Grotowski, étude dune filiation. Em 2006, contemplada com bolsa de pesquisa do Ministério de Relações Exteriores do Canadá, realizou coleta de documentos e entrevistas junto a importantes criadores cênicos/multimídia daquele país. Coordenou vários projetos de pesquisa com apoio FAPERGS e CNPq e também de realização de eventos, por meio dos quais possibilitou a vinda ao Brasil de renomados pesquisadores estrangeiros e a publicação de suas comunicações. Faz parte da Comissão Editorial de importantes periódicos nacionais da área de Artes Cênicas. Integrou a comissão organizadora das obras "Ensaios em Cena" (edição ABRACE, 2010), "Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade" (ed. Pão e Rosas, 2012), "Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações" (ed. ABRAE, 2013). Contribui continuamente com periódicos nacionais e internacionais, tendo recentemente publicado "Lassenza per infinite presenze", in Culture Teatrali de Università degli Studi di Bologna.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

RODRIGUES, Lisinei Fátima Dieguez; SOUZA E SILVA, Marta Isaacsson. Epistemologia das artes cênicas: interfaces entre teoria pedagógica e prática escolar. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 144–160, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019144. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019144. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência