A escrita e a não escrita da luz

Autores

  • Roberto Gil Camargo Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101312018216

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as dificuldades que há em traduzir por palavras os efeitos da luz no teatro. Partindo das diferenças conceituais entre a luz e a iluminação, o artigo propõe-se a investigar a questão da luz enquanto escrita e não escrita, tomando como exemplo o caso da chamada “luz atmosférica”, em que as duas instâncias (escrita e não escrita) se fazem presentes de forma mais explícita. O texto toma como referência teórica estudos de Iluminação Cênica, Arquitetura, Análise do Discurso e Análise Sociocognitiva.

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Biografia do Autor

Roberto Gil Camargo, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

Prof. Dr.  Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil

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Publicado

2018-04-23

Como Citar

CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e a não escrita da luz. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 216–224, 2018. DOI: 10.5965/1414573101312018216. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018216. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A luz em cena: criação e estética -