Um teatro feito da matéria dos sonhos: Os gigantes da montanha e o Grupo Galpão

Autores

  • Martha de Mello Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101242015186

Resumo

A questão que acompanhou Piran- dello em suas reflexões sobre o teatro, re- fletida em sua composição dramatúrgica, foi a dolorosa certeza da impossibilidade da representação cênica. No caso do autor italiano, o irrepresentável encontra-se na impossibilidade do ator em representar um outro ser. Estamos diante de um modo de pensar o teatro que revoga a representação de dentro, apontando como impossível o ato de representar um papel; seu projeto maior foi nos fazer ver o impensável, en- gendrando em sua dramaturgia persona- gens que se auto-representam. Tal pensa- mento se materializa de forma indiscutível em “Os Gigantes da Montanha” (1936), que na montagem do Grupo Galpão encontra os meios ideais para a composição dos so- nhos. 

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Biografia do Autor

Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ

 Diretora teatral e Professora Dra. Adjunta do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Uni- versidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro.

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

RIBEIRO, Martha de Mello. Um teatro feito da matéria dos sonhos: Os gigantes da montanha e o Grupo Galpão. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 186–196, 2015. DOI: 10.5965/1414573101242015186. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015186. Acesso em: 19 abr. 2024.