Interrogando espaços de alteridade: em direção a uma pedagogia pós-crítica para o drama e o teatro aplicados

Autores

  • Kennedy C. Chinyowa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014247

Resumo

RESUMO

Enquanto os expoentes da pedagogia crítica argumentam que ela é um enquadramento apropriado para desafiar os discursos dominantes que buscam perpetuar as relações de poder opressivas e desigualdades sociais, outros começam a contra-argumentar que ela ainda permanece uma “pedagogia do oprimido”. Ao continuar a construir um “mundo” dividido em oposições binárias de raça, classe, gênero e etnias, a pedagogia crítica tende a encobrir relações mais complexas de poder nas quais estas categorias são fluídas em vez de fixas. Este artigo argumenta que em situações de pós-conflito tais como a da África do Sul pós-apartheid, onde a linha divisória entre perpetuadores e vítimas tende a se esvaecer, a linha divisória entre opressor e oprimido torna-se menos clara e escorregadia. O artigo propõe a adoção de uma pedagogia pós-crítica alternativa que possa transcender tais fronteiras rígidas.

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Biografia do Autor

Kennedy C. Chinyowa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Atua na área de História do Teatro, Práticas Cênicas e Estudos interculturais. Professora dra. do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes/UDESC. Orientando mestrandos e doutorandos no PPGT.

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Publicado

2014-06-26

Como Citar

CHINYOWA, Kennedy C. Interrogando espaços de alteridade: em direção a uma pedagogia pós-crítica para o drama e o teatro aplicados. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 247–258, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014247. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014247. Acesso em: 28 mar. 2024.