Dossiê Temático – 2019/3 - PEDAGOGIA DO TEATRO: vozes da América Latina em processos de resistência, organização e criação artística

DOSSIÊ TEMÁTICO –PEDAGOGIA DO TEATRO: vozes da América Latina em processos de resistência, organização e criação artística

Para este Dossiê a Urdimento receberá até = 30 de julho de 2019 = artigos inéditos

 Os estudos sobre a Pedagogia do Teatro têm se afirmado como robustos e vigorosos, mas ainda precisam ampliar sua articulação internacional. Esta edição da revista Urdimento inclui na chamada contribuições da América Latina. Prevê também uma colaboração com a revista Applied Theatre Research (https://www.intellectbooks.co.uk/journals/view-journal,id=218/) que convida os autores deste dossiê da Urdimento para submeterem seus artigos em inglês para serem incluídos na revista australiana, conforme documento em anexo.

 O dossiê do número 36 da Urdimento tem foco em estudos que identifiquem e reflitam sobre alternativas para o enfrentamento, tanto na escola como na comunidade, da onda conservadora que assola muitos países da América Latina e do mundo. Que processos e produtos artísticos podem contribuir para uma resistência? Que diálogos estão sendo estabelecidos no propósito de contribuir para estimular ou alimentar tais estudos e práticas? Como o contexto sócio/político/cultural está sendo abordado?

Para tanto, o dossiê “Pedagogia do Teatro” objetiva reunir textos que visem ao aprofundamento dos seguintes tópicos:

- Teatro em contextos específicos: teatro na escola, teatro na comunidade, teatro em prisões, teatro em hospitais, teatro em abrigos e ONGs, teatro aplicado, teatro para o desenvolvimento;

- Práticas teatrais de resistência e organização;

- Projetos de Recepção Teatral;

- Processos colaborativos entre linguagens artísticas e outras áreas de conhecimento;

- Abordagens metodológicas e criação artística;

- O espaço do teatro na escola.

 O Comitê ̂Editorial: – Flávio Desgranges (UDESC), Gonzalo Vicci (UdelaR), Heloise Baurich Vidor (UDESC), Marcia Pompeo Nogueira (UDESC), Marina Henriques Coutinho (UNIRIO), Rodrigo Benza Guerra (PUCP), Tereza Mara Franzoni (UDESC), Vicente Concílio (UDESC).

Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois pareceriasad hoc. Para publicar na Urdimento n. 36 o (a) interessado (a) deve primeiro cadastrar-se como autor (a) no link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/user/register

Em seguida deverá submeter o artigo na plataforma SEER no link da REVISTA URDIMENTO até 30 de julho de 2019:  http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

 Os artigos devem ser encaminhados de acordo com as Diretrizes para os autores, no link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#authorguidelines