Educação na Cibercultura: comunidades de aprendizagem para mobilização da inteligência coletiva

Autores

  • Maria Salete Prado Soares NCE/USP
  • Jaciara de Sá Carvalho ECA/USP
  • José Erigleidson da Silva PUC/SP
  • Maria Izabel Leão NCE/USP
  • Wanderlucy A. A. Corrêa Czeszak FE/USP

Palavras-chave:

Inteligência coletiva, educação na cibercultura, comunidades virtuais de aprendizagem

Resumo

O ciberespaço e a cibercultura alteraram as formas de socialização, de transmissão e de aquisição de saberes. A conectividade permitida pelo ciberespaço trouxe o compartilhamento de idéias e a construção de conhecimento em rede. A liberação do pólo da emissão, o princípio da conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais favorecem a emergência da Inteligência Coletiva, cuja aplicação na educação podem ser percebida, por exemplo, em Comunidades Virtuais de Aprendizagem, as quais pressupõem um sujeito ativo e abandonam a pedagogia da transmissão, baseada na distribuição de informações, na transmissão de conteúdos e na memorização mecânica. A Inteligência Coletiva no ciberespaço, na verdade, potencializa uma situação já existente: conceitos e idéias circulam entre nós e é difícil apontar a quem pertencem. Haverá autoria exclusiva ou as idéias são reconfigurações daquilo já existentes e fruto de dialogismos?

Palavras-chave: Inteligência coletiva, educação na cibercultura, comunidades virtuais de aprendizagem

Abstract: Abstract: The cyberspace and the cyberculture changed the ways of socializing, delivering and acquiring knowledge. The connectivity granted by the cyberspace allowed the sharing of thoughts and the construction of knowledge at network. The releasing of pole emission, the principle of net connectivity and the new configuration of media formats and social practices allow the establishment of Collective Intelligence, whose use on education could be noticed, for instance, in the virtual learning communities, which imply an active subject and renounce the transmission pedagogy set on sharing of information, transmission of contents and mechanic memorization. The Collective Intelligence on ciberspace, as a matter of fact, potentize an existing circumstance: concepts and ideas surround us and it is hard to disclose to whom they belong. Does exclusive authorship exist or the thoughts are new shapes of previous ideas and result of dialogism?

Key-words: Collective Intelligence; cyberculture’s education; virtual learning communitie.

Resumen: El ciberespacio y la cibercultura han cambiado las formas de socialización, transmisión y adquisición de conocimientos. La conectividad ofrecida por el ciberespacio ha traído la posibilidad de compartir ideas y de construir conocimientos en red. La liberación del polo de emisión, el comienzo de la conexión en red, la reconfiguración de formatos de los medios de comunicación y prácticas sociales, promueven la aparición de la Inteligencia Colectiva, cuya aplicación en la educación se puede percibir, por ejemplo, en Comunidades Virtuales de Aprendizaje, las que presuponen un sujeto activo y abandonan la pedagogía de la transmisión, basada en el reparto de informaciones, en la transmisión de contenidos y en la memorización mecánica. La Inteligencia Colectiva en el ciberespacio, en verdad, mejora una situación que ya existe: conceptos e ideas circulan entre nosotros y es difícil señalar a quiénes pertenecen. ¿Habrá autoría exclusiva o las ideas son reconfiguraciones de lo existente y fruto del diálogo?

Palabras clave: Inteligencia colectiva, educación en cibercultura, comunidades virtuales de aprendizaje.

Biografia do Autor

Maria Salete Prado Soares, NCE/USP

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e em Letras - Português - pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora de tutoria do curso Mídias na Educação, do MEC, pelo NCE da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educomunicação e na formação de professores para uso de recursos midiáticos e digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educomunicação, ecossistemas comunicativos, Educação dialógica, cidadania e linguagens audiovisuais.

Jaciara de Sá Carvalho, ECA/USP

Mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - linha de pesquisa Linguagem e Educação - e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), atuando junto ao Programa EducaRede (www.educarede.org.br) em projetos desenvolvidos por meio de comunidades virtuais de aprendizagem. Professora, jornalista e especialista em Gestão de Processos de Comunicação (ECA/USP).

José Erigleidson da Silva, PUC/SP

Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), linha de pesquisas "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva". Pós-graduação em Design Instrucional para EaD On-line pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do subcomitê de Educação a Distância da Justiça do Trabalho e Coordenador de EaD na EMATRA 2 (TRT-SP). Tem experiência em coordenação, design instrucional, docência em EAD on-line e mediação em CVAs.

Maria Izabel Leão, NCE/USP

Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Interfaces Sociais da Comunicação, linha de pesquisa Educomunicação, pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educomunicação, Comunicação, Educação, Educação a Distância, Educação informal, inclusão digital.

Wanderlucy A. A. Corrêa Czeszak, FE/USP

Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desenvolvendo projeto na área de Formação de Professores e Educação a Distância. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Francês e Português pela Universidade de São Paulo e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área Multidisciplinar, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação a Distância, Formação de Professores, Comunicação, Aprendizagem e Metodologia de Pesquisa.

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Publicado

2009-05-20

Edição

Seção

Artigos