Reflexões de base para a Educação a Distância: o virtual como novo espaço educativo

Autores

  • Daniela D.M.V.B Melaré Vieira Barros

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias, Educação a Distância

Resumo

A compreensão do virtual como um novo espaço educativo nos permite ampliar as reflexões sobre o papel das inovações tecnológicas na educação e a sua capacidade de colocar em prática novas atividades cognitivas. Especificamente para a educação a distância nos deparamos com pesquisas e estudos sobre os problemas referentes às questões pedagógicas. Portanto a motivação para esta pesquisa que realizamos está nos elementos do virtual que contribuem e facilitam o trabalho pedagógico na educação. Para tanto a pesquisa realizada utilizou metodologia qualitativa e de campo. Os resultados nos permitiram verificar algumas características importantes do virtual como novo paradigma para o espaço educativo. As análises que apresentaremos neste artigo são parte da investigação desenvolvida.

Palavras chave: educação, virtual, educação a distância.

Abstract: The understanding of virtual as a new educative space allows us to extend the reflections over the role of technological innovations in education and its capacity to put into practice new cognitive activities. Specifically for distance education we come across with research and studies about the problems regarding pedagogical issues. Therefore, the motivation for this research that we carried through is in the elements of virtual that contribute and make the pedagogical work in education easier. For that, the research carried through used qualitative and field methodology. The results allowed us to verify some important characteristics of virtual as a new paradigm for the educative space. The analysis that will be presented in this article are part of the developed inquiry.

Key words: education; virtual; distance education

Resumen: La compreensión del virtual como um nuevo espacio educativo nos ayuda a ampliar las reflexiones sobre el papel de las innovaciones tecnológicas y su capacidad de poner en práctica nuevas actividades cognitivas. Para La educación a distancia tenemos investigaciones y estudios específicos para los problemas referentes as cuestiones pedagógicas. Entonces la motivación para la investigación que hacemos esta en saber cuales son los elementos del virtual que contribuyen y facilitán el trabajo pedagógico en la educación. Para tanto la investigación realizada utilizó una metodología cualitativa y de campo. Los resultados nos permitiran verificar algunas características importantes del virtual como nuevo paradigma para el espacio educativo. Los análises que presentaremos en este articulo son parte de la investigación desarrollada.

Palavras Clave: educación, virtual, educación a distancia.

Downloads

Publicado

2009-05-20

Edição

Seção

Artigos