Ler, escrever e libertar: experiências que promovem a diminuição de pena para mulheres privadas de liberdade em Mato Grosso

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180312292020e0104

Resumo

Este artigo se desenvolve a partir da pauta feminista do acesso das mulheres ao letramento. As mulheres em foco são as que, por algum delito ou contravenção penal, foram para cadeias e penitenciárias de Mato Grosso. A pena, na cultura machista, se dá também por serem mulheres. O campo de investigação enfoca projetos desenvolvidos no sistema prisional feminino desse estado nos últimos anos. Destaca-se o projeto de remição pela leitura como instrumento de libertação de mulheres privadas de liberdade.

Palavras-chave: Sistema Prisional. Mulheres Privadas de Liberdade. Letramento. Remição

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Biografia do Autor

Ana Maria Marques, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de História, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

MARQUES, Ana Maria. Ler, escrever e libertar: experiências que promovem a diminuição de pena para mulheres privadas de liberdade em Mato Grosso. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, p. e0104, 2020. DOI: 10.5965/2175180312292020e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312292020e0104. Acesso em: 29 mar. 2024.