O local do testemunho

Autores

  • Márcio Seligmann-Silva Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

testemunho, memória, trauma, ditadura brasileira

Resumo

O texto divide-se em quatro partes. Na primeira, apresenta-se uma  análise do conceito de testemunho, pensado em termos etimológicos, e de seu  significado como categoria que significa uma relação particular com o “real”.  Na segunda parte, estuda-se a relação do testemunho com as modalidades de  escritas do Eu, com ênfase nos conceitos de diário e autobiografia. Em um  terceiro momento, apresenta-se o significado político do testemunho, como  instrumento de construção de uma memória contra o esquecimento e de um  “trabalho de memória” com relação aos traumas sociais. Na quarta parte,  estuda-se a situação sui generis do Brasil, onde ainda não se conseguiu  instituir uma prática do testemunho e da sua recepção, com relação à ditadura  civil-militar de 1964-1985. Este artigo retoma a fala do autor no “I Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena  - Andanças Prodigiosas da Literatura”, realizado na Faculdade de Letras da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, em outubro de 2009, bem como, em  determinados momentos, partes de outros artigos dedicados à questão do  testemunho que escreveu nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Seligmann-Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin (1996), pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998, CNPq e 1999, FAPESP), pós-doutorado pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim (2002) e pós-doutorado pelo Department of German, Yale University (2005). É Professor livre-docente de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Projeto Temático FAPESP "Escritas da Violência". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: romantismo alemão, teoria da tradução, testemunho, literatura e outras artes, teoria estética do século XVIII ao XX e a obra de Walter Benjamin.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 03–20, 2010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/1894. Acesso em: 29 mar. 2024.