Chamada de artigos - Dossiê "Os Direitos Humanos: História e tempo presente"

Chamada de artigos

Dossiê "Os Direitos Humanos: História e tempo presente"

A recente celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos contribuiu para recolocar nas agendas científicas a temática da História dos direitos fundamentais. O número 27 da revista Tempo & Argumento, que será publicado em maio de 2019, acolhe estudos e resenhas que se ocupem: 
1) da construção de políticas públicas baseadas no respeito por esses direitos; 
2) da diplomacia que a consagração desses direitos gerou em vários países, envolvendo instituições de âmbito nacional e/ou internacional; 
3) das limitações e violações aos direitos fundamentais; 
4) da reivindicação de novos direitos e respectivos processos emancipatórios. 
Considerando que o surgimento da ideia de direitos do homem e do cidadão em 1789 não deixou, desde então, de afetar todos os tipos de regimes, convida-se à apresentação de trabalhos que incidam sobre a História com ênfase nos debates do tempo presente. Com a promoção desta reflexão, pretende‑se contribuir para a defesa do patrimônio imaterial dos direitos humanos, quer colocando em perspectiva histórica zonas de fragilidade e de compressão sobre esses direitos, quer alertando para a morosidade da sua implementação nas sociedades. Aceitam-se propostas com diferentes metodologias e abordagens interdisciplinares, desde que incluam a perspectiva historiográfica.

Organização: Professora Paula Borges Santos (Instituto de História Contemporânea - Universidade Nova de Lisboa)

Submissões até 01/02/2019
Publicação em maio de 2019