INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS ANTIMICROBIANOS OBTIDOS DE FUNGOS COMESTÍVEIS

Autores

  • Camila Ramão Contessa Universidade Federal do Pampa-campus Bagé
  • Nathieli Bastos de Souza Universidade Federal do Rio Grande
  • Guilherme Battú Gonçalo Universidade Federal do Pampa-campus Bagé
  • Luciano dos Santos Almeida Universidade Federal do Pampa-campus Bagé
  • Ana Paula Manera Universidade Federal do Pampa-campus Bagé
  • Caroline Costa Moraes Universidade Federal do Pampa-campus Bagé

DOI:

https://doi.org/10.5965/24473650412018089

Palavras-chave:

Antibacteriano, Cogumelo ostra, Cogumelo pantorra

Resumo

Em decorrência da necessidade de produtos industrializados, se torna imprescindível a redução de micro-organismos deteriorantes e patógenos, a fim de se obter um alimento seguro e de qualidade. Com a grande utilização de aditivos químicos e a potencialidade de efeitos tóxicos destes produtos ao consumidor, teve-se o aumento do interesse por produtos naturais. A extração de conservantes naturais pode ser obtido a partir de fungos comestíveis, uma vez que, apresentam potencialidade terapêutica e antimicrobiana consideráveis. Neste trabalho, realizou-se a extração em diferentes temperaturas de compostos antimicrobianos do micélio de cogumelos comestíveis Pleurotus sajor-caju e Morchella esculenta, e a avaliação da sua ação sob os micro-organismos patógenos Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Para a avaliação antimicrobiana foram feitas análises a partir da metodologia de microplacas. Os resultados sugerem que os dois gêneros de cogumelos possuem ação antimicrobiana sob os patógenos estudados e que a temperatura interfere na extração destes compostos: para o gênero Pleurotus, a temperatura de 60°C apresentou um maior resultado contra a Escherichia coli e a temperatura de 25°C se mostrou mais eficaz sob Staphylococcus aureus. Constata-se ainda que as diferentes temperaturas de extração testadas promoveram uma extração semelhante de compostos antibacterianos frente a microbiota utilizada. Evidenciando que a extração feita do micélio do fungo a temperatura de 25°C teve uma melhor inibição contra o Staphylococcus aureus (52,6 ± 2,1%), e a extração a 60°C comprovou-se mais eficaz para a inibição da Escherichia coli (74,7 ± 3,6%).

Referências

AKINYELE, B. J.; ADETUYI, F. C. Effect of agrowastes, pH and temperature variation on the growth of Volva- riella volvacea. African Journal of Biotechnology, v. 4, n. 12, p. 1390-1395, 2005.

ALBUQUERQUE, F. G. et al. Educação alimentar: uma proposta de redução do consumo de aditivos alimentares. Química Nova na Escola, v. 34, p. 51-57, 2012.

BARBOSA, N. A. et al. Influência da temperatura e do solvente na obtenção de extrato de milho de grãos pretos. XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2016.

BORBA, C. M. Extração de antimicrobianos de cogumelos dos gêneros Agaricus e Lentinula, cultivados em rejeitos agroindustriais por fermentação em estado sólido. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Alimentos), Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2013.

CARBONERO, E. R. et al. Análise química da β-glucana (1→3) (1→6) isolada do corpo de frutificação do cogumelo comestível Pleurotus sajor-caju. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003.

CARVALHO JUNIOR, R. N. et al. Determination of the global yield isotherms for the system rosemary (Rosimarinus officinalis) + CO2. International Symposium on Supercritical Fluids, p. 129-134, 2003.

CORTEZ, V. G. et al. Morchella Esculenta (Ascomycota): uma rara espécie encontrada em Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil. Biociências, v. 12, n. 1, p. 51-53, 2004.

DIAS, E. S. et al. Cultivo do cogumelo Pleurotus sajor-caju em diferentes resíduos agroindustriais. 2003. Ciênc. Agrotec., Lavrs. v. 27, n. 6, p. 1363-1369, 2003.

GERHARDT, C. et al. Aproveitamento da casca de citros na perspectiva de alimentos: prospecção da atividade antibacteriana. Food Technology. p. 11-17, 2012.

GHENOV, F. Avaliação in vitro das atividades antioxidante e antimicrobiana de extratos hidroalcoólicos de chá preto (Camellia sinensis) e dos cogumelos Shiitake (Pleurotus ostreatus) e Shimeji (Lentinula edodes). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em química), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil. 2018. Disponível em:

<http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/janeiro/17/Apresentacao-Surtos-DTA- 2018.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.

NEGRI, K. M. S. Estudo comparativo de diferentes cogumelos comestíveis comercializados no Brasil: ação contra radicais livres, espécies reativas e atividade antibacteriana. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2012.

NUNES, M. A. S. Estudo de alternativas naturais a aditivos utilizados em produtos cárneos à base de aves na Empresa X. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar), Universidade de Nova Lisboa, 2013.

OS CONSERVANTES mais utilizados em alimentos. Aditivos & Ingredientes. Disponível em:

<http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201601/2016010485708001453470366.pdf

>. Acesso em: 14 ago. 2018.

PEREIRA, M. C. Inibição do desenvolvimento fúngico através da utilização de óleos essenciais de condimentos. Ciência e Agrotecnologia, v. 30, p. 731-738, 2006.

PIOVESAN, N. Influência de diferentes parâmetros em métodos de extração de compostos bioativos de mirtilo (Vaccinium ashei Reade) e atividade antioxidante e antimicrobiana. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

SILVA, J. P. L. Avaliação da ação de antimicrobianos naturais no controle de Salmonella Enteritidis em salada de legumes com maionese. 2007, 90 p., Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos), Universidade de São Paulo, 2007.

ZDRADEK, C. P. Otimização do crescimento dos fungos comestíveis P. ostreatus e P. sajor caju utilizando resíduos agroindustriais. 139 p. Tese de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Artigos