Estratégias de marketing mix em supermercados: um estudo com gestores em entre rios de minas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747102042013087

Palavras-chave:

mix de marketing, marketing de relacionamento, supermercados

Resumo

O mercado atual apresenta-se como um ambiente de mudanças, panorama esse que tem afetado as organizações varejistas. No presente trabalho optou-se por analisar quatro supermercados sediados na cidade de Entre Rios de Minas. A escolha do lócus se justifica, especialmente, dado o momento atual da cidade, que vivência um aumento na sua população flutuante dada a implantação de uma fábrica do setor siderúrgico próximo aos seus limites. Como objetivo principal pretendeu-se identificar, dentro da percepção dos gestores dos quatro supermercados da cidade de Entre Rios de Minas, quais variáveis levam esses gestores a compor suas estratégias de marketing mix. De forma mais específica pretende-se: i) identificar e analisar a composição do mix de Marketing das organizações; ii) identificar se há estratégias de relacionamento com o cliente sendo implementadas; e iii) identificar se há diferenças entre as estratégias de Marketing entre as quatro organizações. Foram entrevistados os gestores das organizações, selecionadas por intencionalidade, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para posterior análise. Além das entrevistas, os pontos de vendas foram observados, de forma a permitir a elaboração de comparações entre as organizações. Não foi possível perceber o uso de estratégias similares em relação a elaboração do mix de Marketing, sendo que as estratégias de Marketing de relacionamento são aplicadas com restrição, especialmente em uma das lojas analisadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlem Daniel Pena de Castro, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, Uniorizontes, Brasil.

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Professora pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Referências

ABRAS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Disponível em: http://www.abrasnet.com.br. Acessado em 23 de setembro de 2013.

BATESON, John E. G.; HOFFMAN, K. Douglas. Marketing de serviços. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 495 p.

BATESON, John E. G.; HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de marketing de serviços. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2008. 628 p.

CHURCHILL, Gilbert A. Marketing Research: Methodological Foundations. Chicago: The Dryden Press, 1987. 1018 p.

CHURCHILL, Gibert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2007. 626 p.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

DOMINGUES, Osmar; GOUVÊA, Maria A. Qualidade percebida em atividades de gerenciamento por categoria em Supermercados. REGE, São Paulo/SP, v. 19, n. 4, p. 589-608, out./dez. 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GODOY, Arilda S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. (org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010, cap. 4, p. 115-179.

GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 482 p.

HAMZA, Kavita M.; DALMARCO, Denise A. S. Integração entre estratégia competitiva e práticas de responsabilidade social corporativa: um estudo exploratório noscinco maiores supermercados brasileiros. RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental. São Paulo, v. 6, n. 3, set./dez. 2013.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 764p.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 xix, 600 p.

MARIN, Edward R.; MORETTI, Sérgio L. A. A responsabilidade social empresarial e o marketing: reflexos na atitude e na lealdade do consumidor de supermercados em São Paulo/SP. Revista Alcance - Eletrônica, v. 19, n. 1, p. 24-34, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/7190/a-responsabilidade-social-empresarial-e-o-marketing--reflexos-na-atitude-e-na-lealdade-do-consumidor-de-supermercados-em-sao-paulo-sp. Acesso em 26/09/13.

McCARTHY, E. Jerome; PERREAULT Jr., William D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997. 397 p.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, São Paulo: Atlas, 2000.388 p.

SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 475 p.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary J. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. 536 p.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Castro, A. D. P. de, & Sousa, C. V. e. (2013). Estratégias de marketing mix em supermercados: um estudo com gestores em entre rios de minas. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 2(4), 87–99. https://doi.org/10.5965/2764747102042013087

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)