Análise de viabilidade da compostagem de dejetos suínos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747101022012041

Palavras-chave:

suinocultura, meio ambiente, viabilidade, compostagem

Resumo

Objetiva analisar a viabilidade econômica da compostagem de dejetos suínos. O estudo buscou além da literatura dados a campo num estudo de caso. O Estado de Santa Catarina destaca-se pelo volume de criação de suínos, sendo o primeiro no país em produção de carne suína. Com objetivo de atingir a desejada sustentabilidade no setor suinícola, faz-se necessário o desenvolvimento de alternativas que viabilizem o sistema, tanto no aspecto financeiro, econômico e ambiental. O sistema de tratamento de dejetos suínos mediante processo de compostagem tem o desafio de transformá-los de passivos ambientais em ativos financeiros, ambientais e ainda deixá-los em condições para geração de renda ou ainda no aproveitamento sem ônus ambiental na própria propriedade. Apresenta-se um estudo de caso de um projeto de compostagem para uma unidade produtora de leitão (UPL) com 950 suínos para o qual se levantou os investimentos necessários, os custos de manutenção e de produção e ainda a previsão de resultado o qual permitiu o cálculo do retorno econômico do investimento. Por fim, conclui-se que a compostagem de dejetos suínos se mostra viável economicamente além dos benefícios ambientais relacionados com os recursos hídricos, o solo e a atmosfera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marino Luiz Eyerkaufer, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Especialista em Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Graduado em ciências contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

André de Oliveira Brito, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Administração com Habilitação em Recursos Humanos pela Faculdade de Itapiranga, FAI, Brasil.

Referências

ANIMAL WORLD. Características do 4º maior produtor e exportador de carne suína. 2008. Disponível em: http://www.porkexpo.com.br/index.php/pasta/18/. Acessado em 01/11/08.

BONETT, Lucimar Pereira, MONTICELLI, Cícero Juliano. Coleção 500 perguntas, 500 respostas. 2. ed. EMBRAPA Suínos e Aves, 1998.

GITMAN, Lawrence, J. Princípios de Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 1984.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos, Planejamento, Implantação e Controle. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LPC - Tecnologia Ambiental. Sistema de tratamento para dejetos suínos. 2009. Disponível em: http://www.umac.com.br/. Acesso em 11/06/09.

OLIVEIRA, Paulo Armando Victorio. HIGARASHI, Martha, Mayumi. Unidade de Compostagem para o Tratamento dos Dejetos de Suínos. 2006. Disponível em: http://www.cnpsa.embrapa.br/down.php?tipo=publicacoes&cod_publicacao=918. Acessado em 01/11/08.

PRÁ, Marcos Antonio Daí; CORRÊIA, Érico Kunde; CORRÊIA, Luciara Bilhalva; LOBO, Marcio da Silva; SPEROTTO, MORES, Edgar. Compostagem como Alternativa para Gestão Ambiental na Produção de Suínos. Porto Alegre: Evangraf, 2009.

PRÁ, Marcos Antonio Daí. Desenvolvimento de um Sistema de Compostagem para Tratamento de Dejetos Suínos. 2006. Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/faem/zootecnia/dissertacoes_teses/resumos/msc/Dai_Pra.pdf. Acessado em 01/11/08.

PRÁ, Marcos. Antonio Daí, KONZEN, Egídio, Arno. OLIVEIRA, Paulo, Armando. MORES, Edgar. Compostagem de Dejetos Líquidos de Suínos. 2005. Disponível em: http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/publica/2005/documento/Doc_45.pdf. Acessado em 01/11/08.

SANTOS, Joel J., Análise de Custos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SILVEIRA, Paulo R. S.; SOBESTIANSKY, Júri j; WENTZ, Ivo; SESTI, Luiz A. C. Produção, Manejo e Saúde do Rebanho. EMBRAPA, 1998.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

Eyerkaufer, M. L., & Brito, A. de O. (2012). Análise de viabilidade da compostagem de dejetos suínos. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 1(2), 41–52. https://doi.org/10.5965/2764747101022012041

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)