Estratégias de marketing digital para a alavancagem em e-commerce: um estudo de caso em uma empresa de Brusque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419007112018070

Palavras-chave:

e-commerce, marketing digital, internet

Resumo

O e-commerce ou comércio eletrônico surge como uma ferramenta estratégica para auxiliar as empresas a ampliarem a sua rede de clientes, ao propiciar uma melhor qualidade nas vendas e oferecer aquilo que de fato precisam, e, consequentemente, aumentar os lucros das organizações. O objetivo deste trabalho é identificar as estratégias utilizadas para alavancar o e-commerce de uma empresa do ramo de confecção de cama e mesa de Brusque. Para sustentar o estudo, a fundamentação teórica apresentou os seguintes temas: e-commerce, e-commerce no Brasil e Marketing Digital. Por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas, verificamos que as principais estratégias utilizadas pela empresa foram: tornar os preços acessíveis, obter qualidade do produto, criação de uma plataforma virtual de fácil navegação, evidenciar vantagens financeiras ao cliente (frete grátis, cupons de desconto), participação em marketplaces nacionais, além de criar redes sociais como Instagram e Facebook, fazendo postagens diárias para aumentar o contato com o cliente.  Além disso, foram encontrados indicativos de que o apoio de um serviço especializado pode contribuir positivamente para alavancar as vendas de um e-commerce, dado que as ações implementadas resultaram em aumento de vendas e faturamento. Após seguir esses passos, verificamos que a empresa passou a ter um maior número de visitantes e compradores em seu site.

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Biografia do Autor

Karin Vieira da Silva, Centro Universitário de Brusque

Doutora em Sociologia Económica e das Organizações pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil

Anderson Sasaki Vasques Pacheco, Centro Universitário de Brusque

Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG, Portugal.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Ciências da Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Professor do Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.

Referências

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Marquez, W. T., Silva, K. V. da, Pacheco, A. S. V., & Laux, R. O. (2018). Estratégias de marketing digital para a alavancagem em e-commerce: um estudo de caso em uma empresa de Brusque. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 7(13), 70–84. https://doi.org/10.5965/2316419007112018070

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