Estudos da memória: em foco uma discussão teórica da importância de suas diferentes abordagens

Autores

  • Letícia Gorri Molina Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A proposta do presente trabalho é apresentar uma discussão conceitual e terminológica relativa à temática memória, entre elas: memória social, memória organizacional e memória institucional. O estudo é de cunho teórico e o tipo de pesquisa é bibliográfico. Como fontes de pesquisa, foram utilizados: livros, bibliotecas digitais de teses e dissertações no âmbito do país e o Portal de Periódicos da CAPES. Este estudo está em andamento e faz parte da pesquisa “A memória e a constituição de bases de conhecimento nos ambientes institucionais”. Como resultado parcial, observa-se que a questão da “memória” é estudada por diferentes áreas do conhecimento, como: Psicologia, Neurociências, História entre outras; o conceito de memória organizacional é estudado pela área da Administração e Sistemas de Informação; o conceito de memória institucional é mais estudado pela área de Comunicação Empresarial enfocando a história da empresa. Além disso, observa-se o uso de outro termo, memória social, utilizado pelas áreas de Ciência da Informação e História. Palavras-Chave: Estudos da Memória. Memória Social. Memória Organizacional. Memória Institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina

Profa. do departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do grupo de pesquisa "ESTUDOS DE MEMÓRIA EM INSTITUIÇÕES". Atua nas área de Memória Organizacional; Memória Institucional; Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

MOLINA, Letícia Gorri. Estudos da memória: em foco uma discussão teórica da importância de suas diferentes abordagens. PerCursos, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 07–38, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724615292014007. Acesso em: 28 mar. 2024.