Coleção e arquivo como prática do artista: vermelho sobre vermelho

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611232019062

Palavras-chave:

Desvio para o Vermelho (1967-1984), arquivo, coleção, Cildo Meireles

Resumo

Baseado no conceito de colecionador de Walter Benjamin (em “O Colecionador”, no livro Passagens Editora UFMG, 2009) e na proposição de Márcio Seligmann-Silva a respeito do ato de anarquivar para recolecionar, este artigo analisa a obra Desvio para o Vermelho (1967-1984) de Cildo Meireles. Ao recorrer ao método do arquivo na formação da coleção que constitui a obra, o artista assumiu a condição de um tipo de colecionador. Assim, este artigo investiga as tentativas de Cildo Meireles de reordenação do mundo a partir das diferentes versões da obra.

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Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Federal University of Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015) e realizado estágio de iniciação à docência no Departamento de Arte da UFF (GAT) através do PPGCA, ministrando a disciplina Interlocuções em Arte/ Política em 2014.2 e 2015.1. É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF, tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Fluminense (2012-2013). É membro do grupo de pesquisa CNPq "Arte e Democracia: produção e circulação da arte na contemporaneidade"; sob orientação do Prof. Dr. Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira. Atualmente é técnica em divulgação científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e coordenadora do Cineclube CEDERJ e do Núcleo de Pesquisa: Arte, Ciência e Sociedade (NUPACS) da mesma Fundação.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. Coleção e arquivo como prática do artista: vermelho sobre vermelho. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 23, p. 62–77, 2019. DOI: 10.5965/2175234611232019062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12842. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos Seção aberta