Histórico do periódico

Revista Palíndromo - ISSN: 2175-2346

Trata-se de uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Existe desde 2004, inicialmente na forma impressa e depois apenas em modo eletrônico a partir de 2009. Trata-se de uma revista digital sem fins lucrativos e concebida para ser um veículo de divulgação de pesquisas e produção de conhecimento, devidamente inscrita na plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Atualmente conta com qualis B1 em Artes/Música.

Palíndromo é uma palavra de origem grega que indica o que pode ser lido numa direção e também no sentido inverso, ou seja, de trás para frente. Avessa à ordem e às normas pré-estabelecidas, a pesquisa em/ sobre artes visuais remete não apenas a normas negadas, como demanda constante revisão de dados, processos e reorganização de ideias, acolhendo o que pode ser pensado como transito e travessia que desconhece uma só direção.

A revista recebe artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de temas no campo das Artes Visuais, resultantes de pesquisas referentes a: Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte e Teoria e História da Arte.

Possui periodicidade quadrimestral e publica artigos inéditos no Brasil, desde que aprovados pelo Conselho Editorial e que atendam às normas científicas indicadas na chamada. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros e estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. A submissão fica aberta durante todo o ano, sendo que seu fluxo é contínuo.

A condução editorial é realizada por docentes de cada uma das linhas de pesquisa que compõem o PPGAV, sendo atualmente representado por Rosangela Miranda Cherem, Sandra Ramalho e Oliveira, Yara Rondon Guasque Araujo. O Conselho Editorial é formado por docentes de diferentes universidades brasileiras e internacionais.

Atualmente, formou-se uma equipe de produção, composta por alunos do PPGAV. Trabalham na Revista desde a chamada para o número 17, cuidando do acompanhamento de todo o processo até a fase de finalização.