Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Palíndromo - ISSN: 2175-2346

Trata-se de uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Existe desde 2004, inicialmente na forma impressa e depois apenas em modo eletrônico a partir de 2009. Trata-se de uma revista digital sem fins lucrativos e concebida para ser um veículo de divulgação de pesquisas e produção de conhecimento, devidamente inscrita na plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Atualmente conta com qualis B1 em Artes.

Palíndromo é uma palavra de origem grega que indica o que pode ser lido numa direção e também no sentido inverso, ou seja, de trás para frente. Avessa à ordem e às normas pré-estabelecidas, a pesquisa em/ sobre artes visuais remete não apenas a normas negadas, como demanda constante revisão de dados, processos e reorganização de ideias, acolhendo o que pode ser pensado como transito e travessia que desconhece uma só direção.

A revista recebe artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de temas no campo das Artes Visuais, resultantes de pesquisas referentes a: Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte e Teoria e História da Arte.

Possui periodicidade quadrimestral e publica artigos inéditos no Brasil, desde que aprovados pelo Conselho Editorial e que atendam às normas científicas indicadas na chamada. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros e estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. A submissão fica aberta durante todo o ano, sendo que seu fluxo é contínuo.

A condução editorial é realizada por docentes de cada uma das linhas de pesquisa que compõem o PPGAV, sendo atualmente representado por Rosangela Miranda Cherem, Sandra Ramalho e Oliveira, Yara Rondon Guasque Araujo. O Conselho Editorial é formado por docentes de diferentes universidades brasileiras e internacionais.

Atualmente, formou-se uma equipe de produção, composta por alunos do PPGAV que possuem bolsa PROMOP. Estão encarregados de acompanhar desde a chamada para o número 17, cuidando do acompanhamento de todo o processo até a fase de finalização.

 

Políticas de Seção

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção aberta

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção temática

Constitui-se de um conjunto de artigos originais que tratam das temáticas previamente definida pelos Editores da Palíndromo. Excepcionalmente são aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Proposições, registros e relatos artísticos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Palíndromo adota a prática da "avaliação por pareceres", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores. Estes terão o prazo de até três (3) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

Os avaliadores são escolhidos entre os membros da comissão editorial, sendo que em casos isolados os editores da revista podem também escolher avaliadores específicos ad hoc, entre doutores da área das Artes Visuais e/ou áreas afins, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.

 

Periodicidade

A Revista Palíndromo é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Seções e suas políticas

A revista publica artigos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratam de temas no campo das Artes Visuais, resultantes de pesquisas referentes a processos artísticos contemporâneos, ensino de Arte, e teoria e história da Arte. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.


 

Missão

A revista Palíndromo tem por missão promover a difusão da reflexão acerca das artes visuais, contemplando pesquisas em História, Teoria e Crítica da Arte, bem como Poéticas artísticas, por meio da publicação de artigos de excelência, inéditos, produzidos por pesquisadores nacionais e internacionais, contribuindo, desse modo,  para o aprofundamento destes campos do saber.

 

Princípios Éticos

As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes.