O desenvolvimento musical de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403012018145

Palavras-chave:

Autismo, Transtorno do Espectro do Autismo, Desenvolvimento Musical, Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio que afeta o desenvolvimento desde a primeira infância. Estudos sobre música e cérebro enfatizam a importância da música para o desenvolvimento humano e ressaltam o papel da música para pessoas com TEA. Devido às importantes relações da música com o desenvolvimento e com o TEA, a Musicoterapia é uma possibilidade terapêutica ascendente para pessoas com esse diagnóstico, como forma de propiciar melhoras na comunicação e na socialização. O presente trabalho visa compreender o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças com TEA por meio de uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento musical de pessoas com TEA em intervenções musicoterapêuticas e de um relato de caso de uma criança com TEA em sessões de Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada. Os resultados apontam para a necessidade de mais estudos sobre o tema e para a importância do desenvolvimento musical no tratamento musicoterapêutico da criança com Transtorno do Espectro do Autismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Horta Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação Musical, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente, curso de Música habilitação Musicoterapia, Departamento de Instrumentos e Canto, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.

Jéssica Martelli, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciação Científica voluntária no projeto de pesquisa "Relações entre os efeitos terapêuticos da Musicoterapia Improvisacional e o desenvolvimneto musical de crianças com autismo".

Gabriel Estanislau, Universidade Federal de Minas Gerais

Musicoterapeuta (Bacharel em Música com Habilitação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2017). Atuação e pesquisa interdisciplinares nas áreas da Saúde, Humanas, Educação e Música, ênfase em pessoas com distúrbios na interação social.

Maria Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta, Departamento de Teoria Geral da Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5). Arlington: American Psychiatric Publishing, 2014.

AVILA, D. C. A musicalidade comunicativa das canções: um estudo sobre a identidade sonora de crianças com autismo. 2016. 248 f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

BERGER, D. S. Music Therapy, Sensory Integration and the Autistic child. London, UK: Jessica Kingsley Publishers Ltd, 2003.

BOSO, M., EMANUELE, E., MINAZZI, V., ABBAMONTE, M., & POLITI, P. Effect of Long-Term Interactive Music Therapy on Behavior Profile and Musical Skills in Young Adults with Severe Autism. J Altern Complement Med, v. 13, n. 7, p. 709-712, 2007. DOI: 10.1089/acm.2006.6334.

BRANDALISE, André. Musicoterapia músico-centrada: Linda – 120 sessões. São Paulo: Apontamentos, 2001.

BROWNELL, Mike D. Musically Adapted Social Stories to Modify Behaviors in Students with Autism: Four Case Studies. Journal of Music Therapy, v. 39, n. 2, p. 117-144, 2002.

BRUSCIA, Kenneth. Improvisational Models of Music Therapy. Springfiled, IL: Charles C. Thomas Publishers, 1987.

CHAGAS, Marly. Musicoterapia: desafios entre a modernidade e a contemporaneidade – como sofrem os híbridos e como se divertem. Rio de Janeiro: Mauad X Bapera, 2008.

FABRICIUS, T. On neural systems for speech and song in autism. Letter to the editor. Brain, v. 135, n. 11, p. 222, 2012. DOI: 10.1093/brain/aws179.

FIGUEIRA, B. R. M. O percurso histórico do pensamento científico sobre as emoções musicais. In: ARAÚJO R. C.; RAMOS, D. (Orgs.). Estudos sobre a motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: Editora UFPR. 2015. p. 59-94.

FLOHR, J.; MILLER, D. C.; DEBESU, R. EEG studies with young children. Music Educators Journal, v. 87, p. 28-32, 2000.

FREIRE, M. H. Efeitos da Musicoterapia Improvisacional no Tratamento de Crianças com TEA. 2014. 74f. Dissertação (Mestrado em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

FREIRE, M.; PARIZZI, B. As relações dos efeitos terapêuticos da Musicoterapia Improvisacional e o desenvolvimento musical de crianças com autismo. Revista Nupeart, v. 14, p. 46-55, 2015.

FREIRE, Ricardo. Memória e Imitação na Percepção Musical. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 6, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

FRITH, Uta. Autism: a very short introduction. Oxford: University Press, 2008.

GATTINO, G. Musicoterapia aplicada à avaliação da comunicação não verbal de crianças com transtornos do espectro autista: revisão sistemática e estudo de validação. 2012. 180f. Tese (Doutorado em Medicina) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

GEMBRIS, H. Historical phases in the definition of musicality. Psychomusicology: A Journal of Research in Music Cognition, v. 16, n.1-2, p.17-25, 1997.

GERLING, C.C., SANTOS, R.A.T. As conexões entre música e emoção sob perspectivas psicológicas, filosóficas e estéticas. In: ARAÚJO, R. C.; RAMOS, D. (Orgs.). Estudos sobre motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: Editora UFPR, 2015, p.13-44.

ILARI, B. S. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: ____ (Org.) Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção musical. Curitiba: UFPR, 2006. p. 271-302.

JUSLIN, P. N.; SLOBODA, J. A. (Eds.). Music and Emotion: Theory and Research. New York: Oxford University Press, 2001.

KIM, J.; WIGRAN, T.; GOLD, C. The Effects of Improvisational Music Therapy on Joint Attention Behaviors in Autistic Children: A Randomized Controlled Study. Journal Autism Dev Disord, v. 38, p. 1758–1766, 2008. DOI: 10.1007/s10803-008-0566-6.

KIM, J.; WIGRAN, T.; GOLD, C. Emotional, motivational and interpersonal responsiveness of children with autism in improvisational music therapy. Autism SAGE Publications and The National Autistic Society, v. 13, n. 4. p. 389-409, 2009. DOI: 10.1177/1362361309105660.

KIRKLAND, K. International Dictionary of Music Therapy. New York: Routledge, 2013. p.81.

KRATUS, John. A developmental study of children's interpretation of emotion in music. Journal Psychology of Music. V.21, p 3-19, 1993.

MAFFIOLETTI, L.A. Musicalidade comunicativa e senso de eu. Orfeu, v.2, n.2, p. 133-146, 2017.

MALLOCH, S. Mothers and Infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, v.3, Special Issue 1, p. 29-57, 1999.

MENDONÇA, J. E. A musicalidade comunicativa em processos de construção de conhecimento de crianças de seis anos. 2015. 182 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

MOLNAR-SZAKACS, I.; HEATON, P. Music: a unique window into the world of autism. Annals of New York Academic Science, n. 1252, p. 318-324, 2012. DOI: 10.1111/j.1749-6632.2012.06465.x.

MOLNAR-SZAKACS, I; WANG, M. J.; LAUGESON, E. A., OVER, K., WU, W. L.; PIGGOT, J. Autism, Emotion Recognition and the Mirror Neuron System: The Case of Music. Mcgill Journal of Medicine, n. 12, v. 2, p. 87-98, 2009.

NORDOFF, P.; ROBBINS, C. Music Therapy in Special Education. London: MacDonald & Evans, 1975.

NORDOFF, P.; ROBBINS, C. Creative Music Therapy: a guide to fostering clinical musicianship. 2. ed. Gilsum: Barcelona Publishers, 2007.

OLIVEIRA, G. C. Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: um estudo exploratório. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

OUIMET, T.; FOSTER, N. E. V.; TRYFON, A.; HYDE, K. L. Auditory-musical processing in autism spectrum disorders: a review of behavioral and brain imaging studies. Annals of New York Academic Science, n. 1252, p. 325–331, 2012. DOI: 10.1111/j.1749-6632.2012.06453.x.

PEDERIVA, P. Musicalidade, fala expressão das emoções. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 4, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. 01 CD-ROM.

PIEDADE, A. T. C. O ouvido popular: notas sobre o relativismo da musicalidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 1, 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: Deartes UFPR, 2006. p. 177-183.

QUEIROZ, G. J. P. Aspectos da Musicalidade e da Música de Paul Nordoff e suas implicações na prática clínica musicoterapêutica. São Paulo: Apontamentos Editora, 2003.

RIMLAND, B.; EDELSON, S. M. Autism is Treatable (US): Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC). San Diego, CA: Autism Research Institute (ARI), 2007. Disponível em: <http://www.autism.com/ind_atec>. Acesso em: 19 abr 2009.

ROCHA, V. C.; BOGGIO, P. S. A música por uma óptica neurocientífica. PerMusi, Belo Horizonte, n. 27, p. 132-140, 2013.

ROGERS, S. J.; DAWSON, G. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. Lisboa: Lindel - Edições Técnicas. 2010.

SACKS, O. Alucinações Musicais. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

SAMPAIO, R. T.; LOUREIRO, C. M. V.; GOMES, C. M. A. A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica. PerMusi, Belo Horizonte, n. 32, p. 137-170, 2015. DOI: 10.1590/permusi2015b3205.

SANTOS, C. E. C. “Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas”: um projeto de extensão, pesquisa e ensino. Nupeart, v. 14, p. 74-90, 2015.

SARAPA, K. B.; KATUSIC, A. H. Application of music therapy in children with autistic spectrum disorder/Primjena muzikoterapije kod djece s poremecajem iz autisticnog spektra. Revija za Rehabilitacijska Istrazivanja, v. 48, n. 2, p. 124-129, 2012.

SWANWICK, K. A Basis for Music Education. London: Routledge, p 40-53, 1979.

THOMPSON, G. A.; MCFERRAN, K. S.; GOLD, C. Family-centred music therapy to promote social engagement in young children with severe autism spectrum disorder: a randomized controlled study. Child Care Health Dev, v. 40, n. 6, p. 840–852, 2013. DOI: 10.1111/cch.12121.

TRAINOR, L. J.; HANNON, E. E. Musical Development. In: DEUTSCH, Diana. The Psychology of Music. 3. ed. San Diego, CA: Elsevier, 2013. p. 423-497.

TREVARTHEN, C. Musicality and the intrinsic motive pulse: evidence from psychobiology and infant communication. Musicae Scientia, v. 3, Special Issue 1, p. 155-215, 1999.

WAN, C.; SCHLAUG, G. Neural pathways for language in autism: the potential for music based treatments. Future Neurol, v. 5, n. 6, p. 797-805, 2010.

WIGRAM, T.; GOLD, C. Music therapy in the assessment and treatment of autistic spectrum disorder: clinical application and research evidence. Child: Care Health Development, v. 32, n. 5, p. 535–542, 2006.

WORLD FEDERATION OF MUSIC THERAPY (WFMT). President presentes... Announcing WFMT's NEW Definition of Music Therapy: o que é musicoterapia? Montreal, 2011. Disponível em: <http://www.wfmt.info/WFMT/President_presents..._files/President%20 presents...5-2011.pdf>. Acesso em: 18 fev 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

FREIRE, Marina Horta; MARTELLI, Jéssica; ESTANISLAU, Gabriel; PARIZZI, Maria Betânia. O desenvolvimento musical de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 145–171, 2018. DOI: 10.5965/2525530403012018145. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018145. Acesso em: 28 mar. 2024.