Apresentação: Músicas, crianças e educação: paradigmas de pesquisa, ação e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017004

Resumo

Neste Dossiê apresentamos nove artigos que contemplam desde a educação musical de bebês, crianças e educadores da educação infantil, até crianças de 12 anos de idade. Dois consistem em traduções de artigos de personalidades internacionais no campo da pesquisa em educação musical, da França e da Itália. Os outros sete apresentam significativas contribuições inéditas de pesquisadoras brasileiras e de uma pesquisadora peruana.  Os artigos apontam avanços em várias direções, consolidando alguns percursos de pesquisa e também abrindo novos caminhos e olhares teórico-metodológicos. As temáticas colorem um leque de modos de pensar a educação musical de, com e para crianças: os processos de composição e criação musical, o ensino de canções na educação infantil, os jogos de criação na aprendizagem de piano, a motivação para aprender violão, as concepções de ensino-aprendizagem entre crianças Guarani Mbya, a formação do senso de eu musical de bebês, as rodas poéticas e a documentação pedagógica na educação infantil, os processos de musicalização de crianças surdas, as interfaces da educação musical com a musicoterapia e a interação reflexiva de crianças em plataformas digitais para desenvolver a criatividade.  O conjunto de textos apresentado certamente contribui com a área de educação musical, trazendo os estudos com e sobre crianças ao centro. Os trabalhos apontam diferentes contextos socioculturais, visões de mundo e de pesquisa que podem nos orientar em campos teóricos e práticos. Podemos perceber que ainda há muito trabalho a ser feito e temos muito a aprender sobre as crianças e suas relações com a música. Esperamos que esta publicação seja desafiante a ponto de desencadear a continuidade e o desenvolvimento de propostas de pesquisa, ação e formação que busquem compreender, respeitar e valorizar os pontos de vista, as experiências e as culturas das crianças, reconhecendo-as enquanto protagonistas de suas aprendizagens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC. Doutora em Música/Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AZEVEDO, Nair Correia Salgado de; BETTI, Mauro. Pesquisa etnográfica com crianças: caminhos teórico-metodológicos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 291-310, maio/ago. 2014.

BARRET, Margareth S. Constructing a view of children’s meaning-making as notators: a case-study of a five-year-old’s descriptions and explanations of invented notations. Research Studies in Music Education, n. 16, p. 33-45, 2001.

BEINEKE, Viviane. Aprendizagem criativa na escola: um olhar para a perspectiva das crianças sobre suas práticas musicais. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 26, p. 92-104, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/download/177/112>.

BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. 2009. 290 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/17775>.

BLACKING, John. Música, cultura e experiência. Tradução André-Kees de Moraes Schouten. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16, p. 201-218, 2007.

BRITO, Maria Teresa Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BURNARD, Pamela. How children ascribe meaning to improvisation and composition: rethinking pedagogy in music education. Music Education Research, v. 2, n. 1, 2000.

BURNARD, Pamela. The individual and social worlds of children’s musical creativity. In: MCPHERSON, Gary (Ed.). The child as musician: a handbook of musical development. Oxford: Oxford University Press, 2006. p. 353-374.

CAMPBELL, Patrícia Shehan. Global practices. In: MCPHERSON, Gary (Ed.). The child as musician: a handbook of musical development. Oxford: Oxford University Press, 2006. p. 415-437.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da infância: pesquisa com crianças. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 351-360, maio/ago. 2005.

FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, jul./set. 2016.

GLOVER, Joanna. Children composing 4-14. London: Routledge Falmer, 2000.

JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 379-389, maio/ago. 2005.

MARSH, Kathryn. The musical playground: global tradition and change in children’s songs and games. Oxford: Oxford University Press, 2008.

QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. Educação musical e etnomusicologia: caminhos, fronteiras e diálogos. Opus, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 113-130, dez. 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

BEINEKE, Viviane. Apresentação: Músicas, crianças e educação: paradigmas de pesquisa, ação e formação. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 004–012, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017004. Acesso em: 28 mar. 2024.