FORMAÇÃO DE ESPECTADORES TEATRAIS: UM EXPERIMENTO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017059

Palavras-chave:

formação de espetáculos , teatro-educação , pedagogia do espectador

Resumo

Este artigo apresenta um relato do resultado de uma prática pedagógica de ensino do teatro, com ênfase na recepção de espetáculos no contexto escolar, desenvolvida em decorrência de pesquisa acadêmica no Mestrado Profissional em Artes. A aplicação da pesquisa aconteceu em 2015, com alunos de ensino médio do Instituto Estadual de Educação, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. O experimento consistiu na recepção de 1 (um) espetáculo teatral com alunos espectadores da instituição, sendo que com um grupo de alunos foram desenvolvidos procedimentos extra espetaculares para formação de espectadores, enquanto os demais grupos somente tiveram proporcionada a fruição do espetáculo teatral. A pesqui- sa buscou trazer alternativas de abordagem da recepção teatral na escola para fomentar a formação de espectadores teatrais. A proposta pedagógica buscou relacionar dois tipos de experimentos: Formação de Espectadores e Formação de Público, de forma a verificar se os procedimentos extraes- petaculares adotados no experimento de formação de espectadores con- tribuem para apurar a recepção dos alunos espectadores sobre os espetácu- los, fomentando o prazer pela experiência estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Gandolfi Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016) com pesquisa em formação de espectadores teatrais na área da Pedagogia do Teatro. Concluiu Pós-graduação em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco (2010). Graduado em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). É sócio fundador da empresa Expresso Produções sediada desde 2008 em Florianópolis, SC. Trabalhou como Agente de Cultura e Lazer do Sesc do Rio Grande do Sul, elaborando e executando eventos culturais em 13 cidades da região metropolitana. Atua como ator, produtor, diretor e arte educador. Iniciou pesquisa sobre a teatralidade da personagem Drag Queen ainda na graduação, abordando questões de gênero que foram utilizadas nas suas criações artísticas posteriores. No momento direciona sua pesquisa na área da Pedagogia do Espectador, direcionando esforços na criação de metodologias de ensino da recepção teatral na escola básica.

Referências

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares

aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 2002.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Teatro e pressupostos curriculares. In: Subsídios para a Reorganização Didática no Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2000. p. 223-232.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta: revista de Artes Cênicas. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. v.8, 2008, p. 11-19.

. Mediação teatral: anotações sobre o projeto formação de público. Revista Urdimento, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. n.10, 2008, p. 75-83.

. O efeito estético, finalidade sem fim. Revista Urdimento, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. n.17, 2011, p. 63- 69.

FERREIRA, Taís. Teatro infantil, crianças espectadoras, escola: um estudo acerca de experiências e mediações em processos de recepção. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível?

Revista Fênix, v.3, 2006, p. 1-20.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

PROJETO JULIETA. Blog do espetáculo Pequeno Monólogo de Julieta do Grupo Círculo de Florianópolis. Santa Catarina. Disponível em: < http://projetojulieta.blogspot.com.br/>. Acesso em: 18 ago. de 2015.

ROSSETO, Robson. Pedagogia do Teatro: um estudo sobre a recepção. 2007. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

NETO, Alexandre Gandolfi. FORMAÇÃO DE ESPECTADORES TEATRAIS: UM EXPERIMENTO NA ESCOLA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 59–73, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/9937. Acesso em: 28 mar. 2024.