As relações dos efeitos terapêuticos da Musicoterapia Improvisacional e o desenvolvimento musical de crianças com autismo

Autores

  • Marina Horta Freire
  • Maria Betânia Parizzi Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092514142015046

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo , musicoterapia, desenvolvimento musical

Resumo

Este relato descreve a proposta de pesquisa que visa investigar o desenvolvimento musical de 25 crianças com autismo que passaram por tratamento de Musicoterapia Improvisacional e as possíveis relações desse desenvolvimento com os ganhos terapêuticos encontrados, a fim de evidenciar a influência do desenvolvimento musical no desenvolvimento global de crianças com autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente comunicação e socialização. A Musicoterapia Improvisacional é uma forma de tratamento bastante utilizada para essa população, que utiliza técnicas da improvisação musical clínica para desenvolver vínculo, expressão e musicalidade. O trabalho se dirige às interfaces da educação musical especial com a musicoterapia, visando contribuições para as duas áreas, bem como para a área da saúde como um todo, na busca da uma melhor qualidade de vida para crianças com autismo.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

FREIRE, Marina Horta; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. As relações dos efeitos terapêuticos da Musicoterapia Improvisacional e o desenvolvimento musical de crianças com autismo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 46–55, 2015. DOI: 10.5965/2358092514142015046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6346. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê