Planejamento em música: estudo do discurso de um professor da educação básica

Autores

  • Julielle Rates Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092514142015009

Palavras-chave:

planejamneto , escola , professor de música

Resumo

O presente estudo tem por objetivo entender como o professor de música planeja suas aulas, destacando como são suas escolhas de conteúdo, de atividades, repertório e métodos de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida com um professor de música de uma escola estadual da cidade Goianira-Go, por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise mostrou que, no caso estudado, há uma falta de estruturação de currículo, bem como a ausência do uso do Projeto Político Pedagógico. O professor afirma realizar dois planejamentos: um para o cumprimento das normas burocráticas da escola e outro para seu uso. Por sua vez, a visão do mesmo sobre a escolha de conteúdos, repertório, atividades, bem como a função que a música deve exercer na escola mostrou-se muito coerente com seu papel de educador. No estudo realizado, percebe-se que o processo de planejamento didático revelou-se destituído de significado pedagógico, já que o modelo utilizado para registro não satisfaz as necessidades do professor. A pesquisa sugere mais estudos sobre o registro, a reflexão e a elaboração do planejamento.

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Biografia do Autor

Julielle Rates Pereira, Universidade de Brasília

Licenciada em Educação Física pela Univesidade Estadual de Goiás e licenciada em Música pela Universidade de Brasília. Educadora pública desde 2009, atuando nas referidas áreas de formação desde então, alternando entre as disciplinas de Educação Física, Artes e Música. Experiência em todas as fases do ensino: ensino fundamental inicial, final, médio e educação de jovens e adultos, com destaque especial para ensino fundamental final.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

PEREIRA, Julielle Rates. Planejamento em música: estudo do discurso de um professor da educação básica. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 9–27, 2015. DOI: 10.5965/2358092514142015009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6334. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos