Uma Experiência com o Samba no Ensino Fundamental

Ericson Demarchi, Hortênsia Vechi, Maria Luiza Feres do Amaral

Resumo


Este artigo apresenta um trabalho da disciplina de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Itajaí. Dentro deste, serão encontradas informações e relatos de experiência sobre a prática do samba em algumas de suas formas de manifestações utilizando a interdisciplinaridade a fim de resgatar vivências sociais realizadas em um ambiente não formal de ensino para um ambiente formal. Esta pesquisa foi feita com uma turma, de 37 alunos com faixa etária entre 11 e 12 anos de idade, do ensino fundamental em uma escola particular, localizada no bairro Vila Operária, na cidade de Itajaí. O presente trabalho mostra como foi a experiência de levar alguns estilos e instrumentos relacionados ao samba propondo a prática de percussão corporal, estudo de células rítmicas básicas dos instrumentos, repertório e criação de versos. Além disso, fez-se através da interdisciplinaridade a relação do samba com a organização comunitária social, que foi o tema geral deste estágio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092509092011065



Indexadores, diretórios e bases de dados


         

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.