O trabalho do ator-bonequeiro

Valmor Beltrame

Resumo


O estudo apresenta, inicialmente, dados e informações sobre a história do teatro de bonecos no Brasil , confirmando a existência de incompreensões sobre esta linguagem artística e o trabalho do ator-bonequeiro. A seguir demonstra que os profissionais que atuam neste campo artístico dominam técnicas e saberes construídos no processo de encenação de espetáculos, sobretudo na interpretação com os objetos/bonecos. Finaliza apontando princípios e especificidades que caracterizam a linguagem do teatro de bonecos, mas ao mesmo tempo evidencia que o ator-bonequeiro não pode prescindir dos conhecimentos que envolvem a profissão do ator, uma vez que a arte do teatro de animação não pode ser concebida separadamente dos princípios que regem a linguagem teatral.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092502022003033



Indexadores, diretórios e bases de dados


         

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.