Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal

Autores

  • Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Marisleusa de Souza Egg UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018034

Palavras-chave:

voz infantil, coro infantojuvenil, saúde vocal

Resumo

Este artigo aborda a prática da música cantada nas escolas, enfatizando o uso da voz pelo professor e pelas crianças. Os assuntos aqui discutidos são parte das reflexões apresentadas nas pesquisas de mestrado e doutorado das autoras e trazem o aporte de pesquisadores da área de educação musical e vocal. No intento de investigar o estado da arte no campo das práticas vocais escolares, analisamos esse contexto com suas dificuldades e desafios inerentes. A partir desse contexto, apresentamos alguns caminhos e possibilidades para o trabalho docente, no sentido de auxiliar o professor a compreender a sua própria voz e de saber conduzir as vozes das crianças de modo saudável, apropriado e eficiente. O artigo traz ainda, alguns exemplos práticos de experiências já realizadas em aulas de música e ensaios de coro infantojuvenil, proporcionando um melhor entendimento das propostas aqui apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira, UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOUTORA EM ARTES-MÚSICA PELA USP; MESTRE EM MÚSICA E BACHAREL EM COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA PELA UNESP. PROFESSORA ADJUNTA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFMS, NAS ÁREAS DE REGÊNCIA, CANTO CORAL, TÉCNICA E EXPRESSÃO VOCAL. COORDENADORA E REGENTE DO PCIU - PROJETO CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMS - E CANTEMUS - LABORATÓRIO DA VOZ.

Marisleusa de Souza Egg, UNESPAR

Licenciada em música pela EMBAP e Bacharelado em canto pela mesma instituição. Mestre em Música pela UDESC (área de Educação Musical). 
Atua no projeto MusicaR como professora nas modalidades de Musicalização e Canto Coral. Professora substituta na UNESPAR – Campus de Curitiba II. 

Referências

BEHLAU, Mara; DRAGONE, Maria L.S.; NAGANO, Lucia. A voz que ensina – o professor e a comunicação oral em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

BEHLAU, Mara Suzana; ZIEMER, Roberto. Psicodinâmica Vocal. In: FERREIRA, Léslie P. (Org.). Trabalhando a voz: vários enfoques em fonoaudiologia. São Paulo: Summus, 1988. p. 71 – 88. Disponí- vel em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZG-VmYXVsdGRvbWFpbnxoZWl0b3JtYXJ8Z3g6NDkwZDU2YTgy-ZWE1NWRjZg

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília : MEC/SEF, 1997.

CARNASSALE, Gabriela Josias. O ensino de canto para crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Artes). Campinas: Instituto de Artes da UNICAMP, 1995.

EGG, Marisleusa de Souza. A prática pedagógica de um professor na educação infantil: um estudo sobre as atividades cantadas nas aulas de Música. Dissertação (Mestrado em Música). Florianópolis: Centro de Artes da UDESC, 2016.

FARIA, Diana Melissa; CAMISA, Maria Teresa; GUIMARÃES, Maria Abadia. Muito além do ninho de mafagafos: um guia de exercícios práticos para aprimorar sua comunicação. 2a ed. São Paulo: J&H Editoração, 2008.

FERNANDES, Cláudia R.J. Caracterização de um grupo de professores com alteração vocal da pré-escola no município de Taboão da Serra. In: FERREIRA, Léslie P. (org.) Dissertando sobre voz. 2º vol. Carapicuíba: Pró-fono, 1998.

FERREIRA, Leslie Piccolotto; VIOLA, Izabel Cristina. Era uma vez... a voz. Barueri (SP): Prófono, 2000.

FONTENELLE, Sandra Galvão. Bia, Li e Lé. Rio de Janeiro: Eneli- vros. (s/d)

GABORIM-MOREIRA, Ana Lúcia Iara. Regência Coral infantoju- venil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. Tese (Doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da USP, 2015.

LOPARDO, Carla. La entonación en niños de 9 y 10 años: un estu- dio multicaso. Londrina: Revista da ABEM, V. 22, p. 98-112, 2011.

MARTINS, Sandra. Disfonia infantil: terapia. Rio de Janeiro: Re- vinter, 1988.

MATEIRO, Teresa; EGG, Marisleusa de Souza; VECHI, Hortênsia. A produção acadêmica sobre o canto na aula de música: pesquisas produzidas no período de 1987 a 2012. In: Anais do XXI Congresso Nacional da ABEM. Pirenópolis, p. 380-391, 2013.

MATEIRO, Teresa; EGG, Marisleusa de Souza; VECHI, Hortênsia. A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012). Revista da ABEM, v.22, p. 57-76, jul. dez 2014.

PEREIRA, Ana Leonor. A voz cantada infantil: pedagogia e didáctica. Revista de Educação Musical, nº 132, 2009, p. 33-45.

RODRIGUES, Adriana; FERNANDES, José Nunes; NOGUEIRA, Marcos. Música na escola: o uso da voz. Um projeto de educação musical para professores alfabetizadores. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação / Conservatório Brasileiro de Música, 2000.

SILVA, Vera Lúcia Mendes. O coro infantil como agente difusor de cultura em pequenas localidades: caso de estudo realizado na Freguesia de Santiago de Litém. 2011. Dissertação (Mestrado). Depar- tamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Por- tugal), 2011.

SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

THURMAN, Leon; WELCH, Graham (orgs.). Bodymind and voice: foundations of voice education. London, IA: National Center for Voice and Speech, 2000.

VALENTE, Heloisa de Araújo Duarte. Os cantos da voz:entre o ruí- do e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.

VECHI, Hortênsia. O canto na formação e na sala de aula: três estu- dos de caso. Dissertação (Mestrado). Florianópolis: Centro de Artes da UDESC, 2015.

VERTAMATTI, Leila R. G. Ampliando o repertório do coro infan- to-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética. São Paulo: UNESP, 2008.

WELCH, Graham F.; ADAMS, Pauline. How is music learning celebrated and developed? Southwell, Notts, UK: British Educational Research Association, 2003.

WILLIAMS, Jenevora. The implications of intensive singing training on the vocal health and development of boy choristers in an English cathedral choir. Ph.D. Thesis. Institute of Education, Uni- versity of London, 2010.

ZAMBOM, Fabiana; BEHLAU, Mara. A voz do professor: aspectos do sofrimento vocal profissional. São Paulo: Sindicato dos professo- res, s/d. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/voz/voz_digital.pdf. Acesso em 25/05/2018.

Downloads

Publicado

2018-10-12

Como Citar

GABORIM MOREIRA, Ana Lúcia Iara; EGG, Marisleusa de Souza. Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 34–56, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018034. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13128. Acesso em: 29 mar. 2024.