Anotações sobre Pedagogias Radicais

Autores

  • Bianca Scliar C. Mancini Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092516162016010

Palavras-chave:

improvisação , performance , virada pedagógica

Resumo

Este texto apresenta uma perspectiva para a compreensão das pedagogias radicais no contexto da arte contemporânea, mais especificamente das práticas em performance. Ao levantar alguns nos elementos identificados pelo movimento da virada pedagógica , que surge dos anos 2000, propõe-se diretrizes para a compreensão de uma pedagogia performática que prioriza a improvisação como elemento condutor a processos coletivos, capaz de oferecer alternativas aos processos de estudo no que tange o fomento à ações de resistência e de criações coletivas. Palavras-Chave: Improvisação, Performance, Virada Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARAD, Karen. Posthumanist Performativity: Toward an Understanding of How Matter Comes to Matter. Journal of Women in Culture and Society, 28(3), pp. 801– 832. (2003)

BUCKLEY, Brad and Conomos, John. (Eds.). Rethinking the contemporary art school: The artist, the PhD, and the academy. Halifax: The Press of the Nova Scotia College of Art and Design, 2009.

DEBORD, Guy. Introduction to a critique of urban geography. Les Lèvres Nues, 6. 1950. Acessado em Novembro de 2009, em http://library.nothingness.org/articles/ SI/en/display/2

DELEUZE, Gilles and GUATTARI, Félix. What is philosophy? New York: Colum- bia University Press, 1994.

GIROUX, Henri. Pedagogias Radicais. São Paulo, Cortez, 1983.

JAMES, William. The Principles of Psychology, 2 vols. Dover Publications,1890.

KWON, Mion. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity, Massachusetts: MIT Press, 2002.

LEFEBVRE, Henri. Rhythmanalysis: Space, time, and everyday life. London; New York: Continuum, 2004.

MADOFF, Steven Henry. (Ed.) Art school: (propositions for the 21st century). Massachusetts Institute of Technology. The MIT Press Cambridge, Massachusetts London, England, 2009.

MANNING, Erin. Relationscapes: Movement, art, philosophy. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2009.

MULLARKEY, John. Bergson and Philosophy. Notre Dame , University of Notre Dame Press, 2011

O’NEILL, Paul and Wilson, Mick. (Eds.). Curating and the educational turn. Ams- terdam: De Appel, 2010.

VANEIGEM, Raoul. The revolution of the everyday life. 1963–1965. London, Rebel Press, 2011.

WHITEHEAD, Alfred North. Process and reality, an Essay in Cosmology. New York: Harper, 1978.

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

MANCINI, Bianca Scliar C. Anotações sobre Pedagogias Radicais. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 10–21, 2017. DOI: 10.5965/2358092516162016010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10502. Acesso em: 28 mar. 2024.