Formar-se na ESNAM: a escolha da marionete numa escola de arte

Autores

  • Lucile Bodson Escola Nacional Superior das Artes da Marionete – Charleville - Mézières (França)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702142015228

Resumo

A Escola Nacional Superior das Artes da Marionete – ESNAM foi criada
em 1987 por Margareta Niculescu em Charleville-Mézières, no coração do Instituto internacional da Marionete – IIM. Uma pedagogia inventiva renovou a formação inicial, assim como a formação profissional, convidando artistas a ensinarem e transmitirem. Um equilíbrio entre aprendizagens fundamentais (construção, jogo dramático, manipulação, corpo e movimento, voz) e estágios artísticos orientados em direção aos projetos pessoais e coletivos estrutura um curso de três anos. A entrada da Escola em novos espaços permite, assim, acelerar o ritmo das turmas e da criação de um novo diploma
de ator-marionetista, inscrevendo esta formação e esta profissão no desenvolvimento e no reconhecimento das artes da marionete na França.


Palavras-chave: Pedagogia inventiva. Aprendizagens fundamentais. Formação inicial. Ator-marionetista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucile Bodson, Escola Nacional Superior das Artes da Marionete – Charleville - Mézières (França)

Afiliada à Association Nationale des Théâtres de Marionnettes et des Arts Associés – THEMAA desde sua criação. Foi diretora do Théâtre de la Marionnette em Paris e atualmente do Institut International de la Marionnette -IIM e da Ecole Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette - ESNAM, em Charleville-Mézières (2003-
2014). Conselheira da UNIMA e integrante da Comissão de Formação. 

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

BODSON, Lucile. Formar-se na ESNAM: a escolha da marionete numa escola de arte. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 14, p. 228–237, 2018. DOI: 10.5965/2595034702142015228. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702142015228. Acesso em: 29 mar. 2024.