A dramaturgia de títeres de Federico García Lorca: entre o culto e o popular

Autores

  • Irley Machado Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701082011177

Resumo

O objetivo do presente estudo é realizar uma pequena análise dos aspectos
ligados à dramaturgia de títeres de Federico García Lorca. Para tanto, escolhemos dois textos que nos parecem exemplares dessa dramaturgia: La Niña que riega la albahaca y el Príncipe preguntón e La tragicomedia de don Cristóbal y la seña Rosita. São textos que, embora possuam características híbridas, trazem elementos que podem classificá-los entre o culto e o popular.

Palavras-chave: García Lorca; dramaturgia; títeres. 

Abstract: This study conducts a short analysis of factors related to the puppet theatre of Federico García Lorca. We have chosen two texts that we consider to be examples of this dramaturgy: La Niña que riega la albahaca and the Príncipe preguntón and La tragicomedia de don Cristóbal y la seña Rosita. Despite the hybrid characteristics of these works, they present elements that allow classifying them between popular and erudite.

Keywords: García Lorca; dramaturgy; puppets.

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Biografia do Autor

Irley Machado, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Études Ibériques et latino Americaines – Sorbonne Nouvelle Paris III – France. Professora do Curso de Teatro, do Mestrado em Letras do Instituto de Letras e, igualmente, do mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o grupo de pesquisa La careta, que estuda a Dramaturgia Poética de Federico Garcia Lorca.

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Publicado

2018-04-03

Como Citar

MACHADO, Irley. A dramaturgia de títeres de Federico García Lorca: entre o culto e o popular. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 08, p. 177–192, 2018. DOI: 10.5965/2595034701082011177. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701082011177. Acesso em: 28 mar. 2024.

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