O estilista e a indústria da moda

Autores

  • Paulo Fernandes Keller

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x03062010019

Palavras-chave:

Estilista, Moda, Indústria da Moda

Resumo

O artigo analisa a ocupação estilista de moda (fashion designer) na sociedade contemporânea enquanto uma forma de trabalho imaterial, cognitiva e criativa inserida na indústria da moda. O artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental. Ele utiliza de forma articulada as ferramentas analíticas da sociologia do trabalho, da sociologia da moda e da sociologia econômica especializada na análise de redes. O artigo conclui que o trabalho do estilista de moda constitui uma atividade produtiva de caráter imaterial, cognitivo e criativo que demanda habilidades múltiplas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Alice R.P. O avesso da moda: Trabalho a domicilio na indústria de confecção. São Paulo: Hucitec, 1986.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

_____ O Costureiro e sua Grife: Contribuição para uma teoria da magia. In: A Produção da Crença: Contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004.

BRIGHTON Labour Process Group. O processo de trabalho capitalista. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

FLORIDA, R. The rise of the creative class. New York: Basic Books, 2004.

GEREFFI, Gary. “The Organization of Buyer-Driven Commodity Chain: How U.S. Retailers Shape Overseas Production Networks.” In: GEREFFI, Gary & KORZENIEWICZ, Miguel [eds]. Commodity Chains and Global Capitalism. Westport, Connecticut, London: Praeger, 1994.

______ Competitividade e redes na cadeia produtiva do vestuário na América do Norte. Revista Latino-americana de Estudos do Trabalho. ALAST. Ano 3, No.6, 1997.

______ “The Global Economy: Organization, Governance and Development.” In:

SMELSER, N.J. & SWEDBERG, R. (editors) The Handbook of Economic Sociology. Princeton and Oxford: Princeton University Press; Nova York:Russell Sage Fundation, 2005.

GEREFFI, Gary & MEMEDOVIC, Olga. The Global Apparel Value Chain: What Prospects for Upgrading by Developing Countries. Vienna: UNIDO (Sectoral Studies Series), 2003.

GORZ, André. O Imaterial: Conhecimento, Valor e Capital. São Paulo: Annablume, 2005.

HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. Império. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HARTLEY, John. Creative Industries. In: HARTLEY, John (editor) Creative Industries. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2005.

KAWAMURA, Yuniya. The Japanese Revolution in Paris Fashion. Oxford: BERG, 2004.

______ Fashion-ology: an introduction to fashion Studies. Oxford & Nova York: BERG, 2005.

KELLER, Paulo F. Globalização e Cooperação Interfirmas na Cadeia Têxtil Brasileira. Tese de Doutorado (Ciências Humanas: Sociologia). Rio de Janeiro: PPGSA/IFCS/UFRJ, 2004.

______ Verbete Cadeia de Valor. In: CATTANI, A.D. & HOLZMANN, Lorena (orgs) Dicionário de Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.

______ O Trabalho Imaterial do Estilista. Revista Teoria & Sociedade. UFMG. Belo Horizonte, N. 15.2, Julho-Dezembro de 2007.

KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas num planeta vendido. 5ª.ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

LAZZARATO, Maurizio & NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de janeiro: DP&A, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e se destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MARAMOTTI, Luigi. Connecting Creativity. In: HARTLEY, John (editor) Creative Industries. Oxford, UK: Blackwell, 2005.

MARX, Karl. O Capital - Crítica da Economia Política. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975 (Livro 01 – O Processo de Produção do Capital, Volumes 1).

MELLO E SOUZA, Gilda de. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

OCDE. Manual de Oslo – Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Brasília: OCDE - FINEP, 2004.

UNCTAD. Creative Economy Report 2008. Geneva: UNCTAD, 2008

WADDELL, Gavin. How Fashion Works: Couture, ready-to-wear & mass production. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2004.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

KELLER, Paulo Fernandes. O estilista e a indústria da moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 3, n. 6, p. 19–36, 2010. DOI: 10.5965/1982615x03062010019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7922. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos