Materiais de descarte das Micro e Pequenas Confecções - Uma proposta de procedimento para o desenvolvimento de produtos sustentáveis na indústria têxtil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016240

Palavras-chave:

design social, Löbach, processo produtivo, sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo propor procedimentos, utilizando como referência a metodologia projetual de Löbach para desenvolvimento de produtos sustentáveis têxteis a partir de sobras dos materiais das micro e pequenas confecções. A Metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, e a pesquisa exploratória, pois não requer a formulação de hipóteses para serem testadas. Ela se restringe por definir objetivos, buscar mais informações sobre determinado assunto de estudo e identificar qual o melhor método a ser utilizado. No caso deste projeto, a ideia foi adaptar a sintetização de Löbach no processo de design, relacionando-o com o processo de resolução de problemas e o processo criativo, em quatro iniciativas essenciais: definir claramente o problema (preparação); reunir informações sobre o problema, analisá-las e relacioná-las criativamente entre si (geração); criar alternativas de soluções para o problema, julgando-as segundo critérios estabelecidos (avaliação) e desenvolver a alternativa mais adequada, concretizando-a (realização). Após a elaboração do projeto, comprovou-se que a metodologia utilizada se mostrou viável para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, voltados para a sociedade e consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marinho Pereira da Silva, Escola de Artes Ciências e Humanidades - EACH - USP

Mestranda Acadêmica em Têxtil e Moda com linha de Pesquisa em Materiais e Processos Têxteis na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Possui duas Pós Graduações: Uma em Gestão de Negócios da Indústria da Moda pelo Faculdade de Tecnologia SENAI - Antonie Skaf(2009) e Processos e Produtos Têxteis pela Faculdade e Engenharia Industrial(2006); Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI (2000); Formação Técnica em Vestuário pela Escola SENAI Engenheiro Adriano José Marchini e em Contabilidade pela Escola Doutor Vital Fogaça de Almeida(1995); Trabalha atualmente na Faculdade Antoine Skaf , como docente do Curso Tecnólogo em Produção de Vestuário na Disciplina de Custos; Nos Cursos de Pós Graduação em Negócios da Moda e Produção em Negócios da Modas nas disciplinas de Logística e Cadeia de Suprimentos, Planejamento Estratégico da Produção, Gestão de Estoque e Previsão da Demanda; Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Negócios da Moda; Orientadora de Artigos e Iniciação Científica. Exerceu a profissão de Assistente de Desenvolvimento e Produto e Analista de PPCP atuando nos Setores de Desenvolvimento de Produto, Planejamento e Programação do Controle da Produção, Administração de Materiais e Compras.

Endereço para acessar meu CV: http://lattes.cnpq.br/5729202572377648

 

Regina Aparecida Sanches, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Mecânica Ênfase Têxtil pelo Centro Universitário da FEI (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e livre-docência pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2011). Foi Coordenadora do Curso de Engenharia Têxtil do Centro Universitário da FEI (2001 a 2006) e Coordenadora do Bacharelado em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2010 a 2012). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. É professora visitante da Universidade de Lisboa (Portugal) e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa (Portugal). Tem experiência na área de Engenharia Têxtil, Mecânica e de Produção.

Endereço para acessar meu CV: http://lattes.cnpq.br/5363947733511902 

 

Referências

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ANDRES, L. F. A Gestão Ambiental em Indústrias do Vale do Taquari: Vantagens com o uso das Técnicas de Produção Mais Limpa / Luiz Fernando Andres. Porto Alegre: UFRGS/PPGA, 2001.

As dimensões da Sustentabilidade. Disponível em: http://www.rumosustentavel.com.br/as-dimensoes-da-sustentabilidade/. Santa Catarina. 2011. Acesso em 08/06/2015.

BARROS, I. S. O luxo do lixo: eco designuma nova perspectiva para a indústria da moda. Disponivel em: < http://www.antennaweb.com.br/edicao6/artigos/artigoeco.html> .Acesso em 01/06/2012.

BERLIM, L. Moda e sustentabilidade: Uma reflexão necessária. Estação das Cores e das Letras. São Paulo. 2012.

BNDES. Proposta de subprograma de ação setorial (SPI) –têxtil e vestuário. Rio de Janeiro, BNDES, 1978.

CARVALHINHA, M. P. O Setor do Vestuário: Uma análise sobre as possibilidades estratégicas das empresas do vestuário no Brasil. Dissertação (Mestrado) –Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2006.

Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL). Manual de produção mais limpa. Porto Alegre: FIERGS, 1996.

CHUM, J. C. B.Gestão do processo de desenvolvimento de produtos e a gestão do ciclo de vida: proposta de um modelo para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.

DIAS, R. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

EL-KHOLY, O. A. Cleaner production. Arabian Gulf University, Manama, Bahrain. Encyclopedia of Global Environmental Change. John Wiley & Sons, 2002. Disponívelem: <http://eu.wiley.com/legacy/wileychi/egec/pdf/GB604-W.PDF>. Acesso em: 20/06/2012.

FIKSEL, J. Design for environment: Creating eco-eficiência products and processes, 1996.

FLETCHER, K. Sustainable fashions & textiles: design journeys. Londres: Earthscan, 2010.

FREITAS, R. et al. Design Emocional e o designer como interpretador de desejos e necessidades: revisão de literatura. Revista Estudos em Design. PUC/RJ. Vol. 18. 2010.

GORINI, A. P. F. Panorama do setor têxtil no Brasil e no mundo: reestruturação e perspectivas. BNDES Setorial, nº 12, p. 17-50. Rio de janeiro, set. 2001.

IEMI. Brasil têxtil. Relatório do Setor Têxtil Brasileiro. São Paulo, 2014.

JORGE, L. H. B.; CASAGRANDE, M. D. H. Análise de Sustentabilidade Ambiental em uma cooperativa produtora de moluscos: Um estudo à luz do SICOGEA Geração 2. In: Encontro Nacional deGestão Empresarial e Meio Ambiente, 13. São Paulo: EAESP-FGV/FEA-USP, 2011.

KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: designe desenvolvimento sustentável. São Paulo: SENAC, 2005.

KONTIC, B. Aprendizado e Metrópole: A reestruturação produtiva da indústriado vestuário em São Paulo. Tese (Doutorado). Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001

KONTIC, B. Redes Produtivas e Aprendizado da Indústria do Vestuário da RMSP:espaço regional para políticas industriais. In II Encontro da Associação Brasileira de Economia Regional. Anais FEA/USP. São Paulo. 2002

KRAEMER, M. E. P. Responsabilidade Social: uma alavanca para a sustentabilidade. Revista Banas Qualidade, 2005.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LOBACH, B. DesignIndustrial. Bases para a configuração dos produtos industriais; tradução Freddy Van Camp. São Paulo. Editorial Blucher, 2001.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis.São Paulo, editora da Universidade de São Paulo, 2005.

MELLO, W. B. Proposta de um método aberto de projeto de produto-Três alternativas de criação. Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Engenharia. Área de Concentração: Engenharia de Construção Civil e Urbana. São Paulo, 2011.

MONTEIRO FILHA, D. C. Aplicação de fundos compulsórios pelo BNDES na formação da estrutura setorial da indústria brasileira: 1952-89. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, IE/UFRJ, 1994.

NUNES, J. P. O. Um aporte ao sistema contábil gerencial ambiental: elaboração e aplicação parcial do novo sistema em clínica hospitalar. 2010. 241f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade), Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

PIQUET, R. Indústria e território no Brasil contemporâneo. Garamond.São Paulo. 2007.

POPCORN, F. Click:16 tendências que irão transformar sua vida, seu trabalho e seus negócios no futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PNUMA. Disponíve em:

<http://www.pnuma.org/brasil/AProducaoMaisLimpaeoConsumoSustentavelNaALeC.pdf>. Acesso em: 24/06/2012.

RIGUEIRAL, C.; RIGUEIRAL, F. Design& moda: como agregar valor e diferenciar sua confecção. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2002.

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva. 2006.

SILVA, Aline Freitas da. O estudo da dimensão social do designsustentável como estratégia para o trabalho do designerna EaD. Belo Horizonte, MG. 2014.

SUZIGAN, W. Indústria Brasileira, origem e desenvolvimento. São Paulo, Brasiliense, 1986.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

SILVA, Fernanda Marinho Pereira da; SANCHES, Regina Aparecida. Materiais de descarte das Micro e Pequenas Confecções - Uma proposta de procedimento para o desenvolvimento de produtos sustentáveis na indústria têxtil. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 240–265, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016240. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7603. Acesso em: 19 mar. 2024.