Estrutura da cadeia produtiva da Moda

Autores

  • Sandra Regina Rech Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01012008007

Palavras-chave:

Cadeia Produtiva, Moda, Compretitividade

Resumo

O termo cadeia produtiva da moda expressa o sistema têxtil e de confecção que se configura como uma filière, governada pelo comprador e caracterizada por elevado grau de complementaridade, da qual depende boa parte do sucesso que o produto obtém no mercado. Engloba diversos setores produtivos, desde as atividades manufatureiras de base até os serviços avançados de distribuição; e, apresenta certas especificidades: heterogeneidade estrutural e tecnológica; segmentação produtiva; relações de subcontratação; bifurcação entre as atividades produtivas (materiais) e as funções corporativas (imateriais). Atualmente, atravessa um período de profundas mudanças face ao processo de globalização e a abertura de novos mercados. Os componentes mais sensíveis destas transformações são o deslocamento da produção devido aos custos operacionais; a exasperação da concorrência; a redução do ciclo de
vida dos produtos de moda; o incremento veloz das tecnologias e modificações complexas na estrutura dos mercados. O exame desta nova conjuntura mundial é essencial para a formatação de ações pró-competitividade que se alicerçam, basicamente, no emprego de um grupo de elementos dinâmicos que assegurem a obtenção de vantagens comparativas sólidas frente às
novas exigências mercadológicas.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Rech, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

ESTRUTURA DA CADEIA PRODUTIVA DA MODA

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

RECH, Sandra Regina. Estrutura da cadeia produtiva da Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01012008007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7565. Acesso em: 16 abr. 2024.

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