Moda e Meia Idade: percepções femininas sobre o produto do vestuário da atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016192

Palavras-chave:

moda, meia idade, consumo

Resumo

A dinamicidade do mercado da moda impulsiona diversas empresas do setor a traçar estratégias industriais e comerciais no intuito de se assegurar frente à concorrência. Além disso, a facilidade aos meios de comunicação tem promovido usuários e consumidores mais informados e conscientes sobre suas necessidades e expectativas, o que tem aumentado o nível de exigência sobre determinados produtos, principalmente o vestuário. Nesse sentido, o presente estudo objetivou identificar e discutir a percepção das mulheres de meia idade, com relação aos produtos do vestuário encontrados atualmente no mercado. Evidencia-se a importância do presente segmento de usuárias, uma vez que constituem demanda representativa para o setor da moda.

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Biografia do Autor

Erica Pereira das Neves, São Paulo State University

Possui graduação em Estilismo em Moda pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em DESIGN DE MODA, atuando principalmente nos seguintes temas: design ergonômico, design de produto e design de moda. Especialista em Gestão de Negócios na Indústria da Moda pelo SENAI/SP. Mestre em Design pela UNESP (Bauru): linha de pesquisa em Design Ergonômico.

Luis Carlos Paschoarelli, São Paulo State University

ngenharia de Produção (2003) pela UFSCar; Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial (1997) e graduação em Desenho Industrial (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces onde coordena os projetos de pesquisa: Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto, Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia e Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado - da UNESP e "Ergonomista Sênior" da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

DAS NEVES, Erica Pereira; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Moda e Meia Idade: percepções femininas sobre o produto do vestuário da atualidade. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 192–205, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016192. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6619. Acesso em: 28 mar. 2024.

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