A percepção do design como posicionamento no segmento de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08152015222

Palavras-chave:

marketing estratégico, design estratégico, moda

Resumo

A sociedade de consumo tem evoluído através de transformações no mercado da moda e com isso, inovação e diferenciação tornam-se fatores determinantes às organizações. O design pode ser um grande aliado das empresas nesse contexto. O presente artigo busca avaliar a percepção de especialistas sobre o posicionamento estratégico por meio do design e para isso foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa junto a profissionais atuantes nas áreas de design, marketing e moda. O resultado obtido demonstrou o caráter estratégico do design integrado ao marketing em níveis gerenciais, como meio de obtenção de vantagens competitivas e auxiliar importante na elaboração de estratégias de segmentação e posicionamento. O design pode promover diversos benefícios às empresas e, sobretudo, favorece a compreensão de necessidades, desejos e demandas futuras do mercado de moda, o que pode ser essencial no relacionamento entre empresas e clientes, desenvolvido pelo marketing.

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Biografia do Autor

Cristine Einsfeldt, Universidade Feevale

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Feevale (2014), Graduação em Moda. Atua há 9 anos no segmento de moda no Rio Grande do Sul, responsável pelo desenvolvimento de coleção e modelagem de empresa de moda feminina e masculina, também atuando nas áreas de gestão da empresa. Idiomas: Inglês e Francês.

Vera Denise Muller, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora Mestre na Graduação e Pós-Graduação, consultora em marketing com mestrado em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), MBA em marketing na ESPM, PDD em Gestão na Fundação Dom Cabral, Graduação em Administração e Ciências Contábeis. Coordenadora dos cursos de graduação COMEX e Administração com Habilitação em Negócios Internacionais.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

EINSFELDT, Cristine; MULLER, Vera Denise. A percepção do design como posicionamento no segmento de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 222–248, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08152015222. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5463. Acesso em: 28 mar. 2024.