Fotografia: Traços da História, da Memória e da Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013111

Palavras-chave:

desing, moda, fotografia, museu

Resumo

O artigo procura estabelecer uma relação entre História e Memória, por meio do trabalho museológico que lida com a fotografia como documento. Nesse contexto, a fotografia – no atributo de um traço do ocorrido – corrobora na construção de uma imagem que remete ao passado, nas reminiscências de modos e modas de outrora e de agora. Assim, a fotografia, detentora de memórias, apresenta-se como objeto de estudo e análise social, histórica, antropológica e política, isto porque o cedente da foto para o Museu é tratado como autor de sua própria história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Regina & CHAGAS, Mário (orgs). Patrimônio e Memória: ensaios contemporâneos. DP&A/FAPERJ, 1997.

BARTHES, Roland. La Chambre Claire, Note sur la photographie, Paris: L’Étoile, 1980.

BAZIN, André. O Que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1992.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

BOURDIEU, Pierre. Art Moyen. Paris: Minuit, 1965.

CALANCA, Daniela. História social da moda.São Paulo: SENAC, 2008.

DETIENNE, M. Dioniso a céu aberto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

FORTY, Adrian. Objetos do Desejo. Design e sociedade desde 1750. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GOLDSMITH, Arthur. “O fotógrafo como Deus”. In: DONDIS, Donis A. Síntese da linguagem visual. São Paulo: Martin Fontes, 2002.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, 2007. 256p. - (Museu, memória e cidadania).

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

ROUSSO, Henry. “A memória não é mais o que era”. In: AMADO, Janaína & FERREIRA, Marieta. (Coords.). Usos e abusos de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 93-101.

NORA, Pierre. “Entre memória e história - A problemática dos lugares.” Trad. de Yara Aun Khoury. In: Projeto História, nº 10, dez., São Paulo, CEDUC, 1993, p. 7-46.

PERNIOLA, Mario. Do Sentir. Lisboa: Presença, 1993.

RODRIGUES, Nelson. Álbum de Família. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

SABINO, Marco. História da Moda. São Paulo: Havana: 2010.

SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. São Paulo: Autêntica, 2004. BURKE, Peter. “História como memória social”. In: Variedades de história cultural.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000, p. 67-89.

WEBER, Eugen. França fin-de-siècle. São Paulo : Companhia das Letras, 1988, p. 06-58.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

MERLO, Marcia; BRANDÃO, Romario. Fotografia: Traços da História, da Memória e da Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 111–126, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3479. Acesso em: 29 mar. 2024.