Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016299

Palavras-chave:

ensino superior, design de moda, sustentabilidade

Resumo

Estudos recentes têm demonstrado que o papel do designer dentro de uma empresa de moda pode ser decisivo no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Normalmente, o designer é o profissional mais comprometido com a causa sustentável e possuidor de conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva, capaz de perceber, em cada fase do ciclo de vida, as oportunidades para operar mudanças. Nessa perspectiva, este artigo apresenta resultados de experiências de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em moda. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou coleta de dados e revisão bibliográfica, conhecimento tácito de empresas de moda e observação participante de práticas didáticas em sala de aula. O objetivo do trabalho é compartilhar resultados e propor uma discussão entre pares sobre um conjunto de procedimentos metodológicos do design para a sustentabilidade, buscando auxiliar a conscientização e a formação profissional de futuros designers de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cariane Weydmann Camargo, Federal University of Rio Grande do Sul

Bacharel em Moda, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, especialista em Desenvolvimento de Produto de Moda, pela Universidade de Passo Fundo - UPF, mestre em Design, pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, doutoranda em Design, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi professora e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade de Passo Fundo. Atualmente é docente do curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência na área de design de moda, com ênfase em desenvolvimento de produtos, gestão de marca e produção de imagem de moda. Pesquisadora com foco em design de moda para a sustentabilidade e inovação social.

Referências

BERLIM, L. Moda e sustentabilidade:uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

CAMARGO, C. W.; JACQUES, J. J.; RÜTHSCHILLING, E. A. Design de moda e sustentabilidade: uma experiência de ensino. In: 11º Colóquio de Moda, 8ª Edição Internacional, 11, 2015. Curitiba. Anais... Curitiba: Abepem e Universidade Positivo, 2015

DE CARLI, A.M. S. Moda, uma prática de muitas economias. In: DE CARLI, Ana M. S., VENZON, Bernardete L. S. (Orgs.). Moda, Sustentabilidade e emergências.Caxias do Sul: Educs, 2012.

FLETCHER, K; GROSE, L. Moda & sustentabilidade:design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

GWILT, A. Moda sustentável:um guia prático. São Paulo: G. Gili, 2014.

GWIILT, A.; RISSANEN, T. Shaping sustainable fashion:changing the way wemake and use clothes. London: Earthscan, 2011.

MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade:comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, E.; PENIN, L. Campus: “lab” and “window” for sustainable design research and education. International Journal of Sustainability in Higher Education,Vol. 7. No. 1, p. 69-80, 2006.

MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle:criar e reciclar ilimitadamente. São Paulo: G. Gili, 2013.

MORACE, F. Consumo Autoral:as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

RÜTHSCHILLING, E. A.; ANICET, A. Estudo para construção de metodologia de design de moda sustentável. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 11, 2014, Gramado. Anais...Gramado: Blucher Design Proceedings, 2014.

SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável.São Paulo: G. Gili, 2014.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

CAMARGO, Cariane Weydmann; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmico. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 299–312, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016299. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016299. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>