Desenvolvimento de Produto para Consumidoras Grávidas: reflexões por meio da roupa predileta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016250

Palavras-chave:

gestantes, vestuario, alterações corporais

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que pretendeu compreender as relações existentes entre o vestuário e o estado gravídico das gestantes em idade adulta, assim como investigar a importância destas relações vestimentares com as alterações do corpo. Os dados foram gerados via os depoimentos de onze mulheres adultas em períodos gestacionais diversos, de modo que as informações foram tratadas por meio de métodos de análise qualitativa, em especial, as análises de conteúdo. Para a análise dos dados foram utilizados os Indicadores para o Consumo de Moda-Vestuário que foram trabalhados com as participantes da amostra através de: aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, onde as gestantes comentaram sobre a sua Roupa Predileta. As relações exploradas nesse trabalho abrem caminho para a aplicação da Roupa Predileta como ferramenta para o desenvolvimento de novos produtos dedicados a públicos específicos. 

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Biografia do Autor

Nathilucy do Nascimento Marinho, São Paulo State University

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010), pós-graduada lato sensu - Especialização (2013-2015) em Produção de Moda e Styling pela Faculdade Senac/PE, mestranda em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social (PGCDS) da UFRPE (2014-2016).

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), qualificação em Estillismo de Moda pelo Senai CETIQT-RJ (1992), especialização em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University College for the Creative Arts / University of Kent (2007). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também atua como supervisora da área de Arte, Habitação e Vestuário. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Economia Doméstica, com ênfase em Design de Moda, Design Têxtil e Design de Vestuário, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, consumo, desenvolvimento de produto, tecnologia, gestão e estratégia.

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

MARINHO, Nathilucy do Nascimento; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Desenvolvimento de Produto para Consumidoras Grávidas: reflexões por meio da roupa predileta. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 250–267, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016250. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016250. Acesso em: 29 mar. 2024.

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