Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13292020136

Palavras-chave:

impressão 3D, moda, consumo

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem sobre a tecnologia de impressão 3D na moda, e a importância das postponement strategies, que estão levando ao maior compartilhamento de informações na cadeia de produção desse setor. Também é mencionado nesse trabalho a manufatura social, que é uma forma de introduzir a customização em massa, baseada nas redes digitais e em outras tecnologias emergentes, e que vem quebrando o tradicional paradigma B2C (business to consumer). Foram apresentados nesse estudo três projetos de moda impressa em maquinário entry-level, impressoras 3D não industriais, e questões relacionadas as novas maneiras de consumo. Pode-se concluir que manufatura por impressão 3D é associada a uma produção enxuta, com poucos excedentes ou retalhos de materiais, mas quando se trata da compra e envio do produto estas questões parecem ainda não serem consideradas.

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Biografia do Autor

Juliana Neves Gomes, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências com habilitação em Têxtil e Moda e Bacharela em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (EACH - USP), Técnica Administrativa e Técnica em Modelagem do Vestuário. Capacitação profissional em Comércio Exterior pela FIESP/CIESP. Especialização em Figurino pela FAAP. Experiências acadêmicas internacionais em Londres (Central Saint Martins) e Barcelona (Universitat Politècnica de Catalunya).

Experiências profissionais em Desenvolvimento de Produto em Tecelagem plana ( Jacquard, Rattier e Devoré) e Malharia (Circular, Circular Jacquard, Ketten e Raschell), desenvolvimento de coleções como freelancer, produção de moda e figurino (palco e tela)

Meu grande objetivo profissional é desenvolver produtos inovadores e sustentáveis através da minha constante construção de conhecimento e habilidades na área: desde a fabricação de tecidos e desenvolvimento de coleções até sua colocação comercial.

 

https://orcid.org/0000-0003-4798-5209

Suzana Helena de Avelar Gomes, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (1995), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora da Universidade de São Paulo. , atuando principalmente nos seguintes temas: moda, globalização, tecnologias, digital, cultura e arte. 

 

https://orcid.org/0000-0002-0831-9652

Sirlene Maria da Costa, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena EEL- USP, Lorena / São Paulo (1996), mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - FAENQUIL (1999) e doutorado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - FAENQUIL (2005). Pós-doutorado no Departamento de Tecnologia Bioquímico Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas / USP - SP. Trabalhou como pesquisadora no Centro de Têxteis Técnicos e Manufaturados - CETIM do Instituto de Pesquisas Tecnológicas- IPT. Atualmente é docente e pesquisadora do Curso de Bacharelado em Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo EACH/USP e orientadora no programa de pós-graduação em Têxtil e Moda EACH/USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Têxtil e Biotecnologia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Resíduos agroindustriais (bagaço e palha de cana-de-açúcar), biopolpação, processos de obtenção de celulose, polímeros naturais, enzimas, fibras têxteis, têxteis técnicos (médicos) e compósitos.

 

https://orcid.org/0000-0003-0522-0611

Silgia Aparecida da Costa, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1995), mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1998) e doutorado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (2002). Pós-doutorado em Biomateriais. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Purificação de enzimas, Imobilização de enzimas, Tratamento de efluente da indústria têxtil, Desenvolvimento de novos materiais (Biomateriais), Desenvolvimento de têxteis técnicos (Médicos, compósitos, eletrônicos, bactericida), micropartículas e nanopartículas para incorporação em têxteis.

 

https://orcid.org/0000-0001-8331-538X

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

GOMES, Juliana Neves; GOMES, Suzana Helena de Avelar; COSTA, Sirlene Maria da; COSTA, Silgia Aparecida da. Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 136–156, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13292020136. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16064. Acesso em: 29 mar. 2024.

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