Aspectos Artísticos Da Azulejaria Portuguesa Por Meio Do Design Têxtil E De Superfície Na Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12232019014

Palavras-chave:

moda, azulejaria portuguesa, design têxtil

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo analisar os aspectos artísticos da azulejaria portuguesa como uma das principais fontes de inspiração no desenvolvimento e planejamento de coleções de moda contemporâneas. Especificamente, aborda a arte da azulejaria como sendo um dos mais importantes meios de desenvolvimento do Design Cerâmico e analisa brevemente seu histórico e origens. Analisa também o Design Têxtil, em particular o setor de Estamparia, como área de atuação e desenvolvimento do Design de Superfície, evidenciando a azulejaria, por intermédio do Design Cerâmico, como fonte de inspiração em diversos processos criativos no que diz respeito à produção de novos produtos atrelados ao mercado de Têxtil e Moda na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Miguel de Souza, Universidade de São Paulo

Mestrando no curso de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.

Maria Silvia Barros de Held, Universidade de São Paulo

Tem experiência na área de Artes, Design e Publicidade, e atua principalmente nos seguintes temas: arte, design, comunidade, sociologia da arte, moda, arte-educação, interdisciplinaridade e produção. Atualmente é Professora Doutora efetiva da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) em RDIDP no Curso de Têxtil e Moda, na área de Design e Moda e é Membro do ICOM - International Council of Museums / UNESCO, desde 2000. Hoje é também professora visitante da Universidade de Lisboa (Portugal), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa (Portugal), onde desenvolve o Pós-Doutorado.

Referências

ALCÂNTARA, Dora de. Azulejos na cultura luso-brasileira. Rio de Janeiro: IPHAN, 1997.

AVELAR, Suzana. Moda, globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2009.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. 2ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e comunição/Kathia Castilho – Organização).

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a Fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das Letras Editora, 2006.

LASCHUK, Tatiana. Design Têxtil – da estrutura à superfície. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LOPES, Denilson. Somos todos Travestis: O Imaginário Camp e a Crise do Individualismo. Lugar Comum, Rio de Janeiro: NEPCOM/UFRJ, n. 9/10, p. 147-159, set. 1999/abr. 2000.

MORAIS, Frederico. Azulejaria Contemporânea no Brasil. São Paulo, Editoração Publicações e Comunicações, 1988.

PIRES, Dorotéia Baduy (org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

RUBIM, Renata. Desenhando a Superfície. São Paulo: Edições Rosari, 2005.

RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2008.

SOUZA, Jonas Soares de. Painéis de Azulejo do Museu Republicano “Convenção de Itu”. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Museu Paulista, 2013.

YAMANE, Laura Ayako. Estamparia Têxtil. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Strictu Senso da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

SOUZA, Matheus Miguel de; HELD, Maria Silvia Barros de. Aspectos Artísticos Da Azulejaria Portuguesa Por Meio Do Design Têxtil E De Superfície Na Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. 14–72, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12232019014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13236. Acesso em: 29 mar. 2024.