Today Your Style, Tomorrow The World: Punk, Moda e Imaginário Visual

Autores

  • Paula Guerra University of Porto image/svg+xml
  • Henrique Grimaldi Figueredo Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12232019073

Palavras-chave:

moda, cultura visual, (pós)subcultura punk

Resumo

Neste artigo procuraremos analisar o movimento punk enquanto potenciador de inovação na moda e no imaginário visual contemporâneo. As interpenetrações entre estes mundos vão ser abordadas através das trajetórias de Vivienne Westwood, Malcolm McLaren e Jamie Reid. Para explicar estes cruzamentos, levaremos a cabo uma abordagem em três níveis: primeiro, analisaremos o surgimento do punk em Inglaterra, em meados da década de 1970, bem como o contexto socioeconómico que permitiu este surgimento; em seguida, abordaremos a conexão entre a moda e o punk, como esta se processou e se influenciaram mutuamente; por fim, estudaremos qual foi o impacto duradouro desta ligação moda/punk através do foco no design gráfico. A perspetiva, é perceber a criação e perpetuação de um imaginário visual do punk até ao presente considerando o seu legado e provavelmente, até a sua memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Guerra, University of Porto

Professora do Instituto de Sociologia, Universidade do Porto, Portugal e do Programas de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Henrique Grimaldi Figueredo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Instituto de Artes e Design - UFJF, PPG Artes, Cultura e Linguagens IAD-Universidade Federal de Juiz de Fora

Referências

ADORNO, Theodor W. Sobre a indústria da cultura. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

ALBIEZ, Sean. Print the truth, not the legend. The Sex Pistols: Lesser Free Trade Hall, Manchester, June 4, 1976. In INGLIS, Ian (ed.). Performance and popular music: history, place and time. Hampshire: Ashgate Publishing, p. 92-106, 2006.

AZERRAD, Michael. Our band could be your life: scenes from the American Indie Underground 1981-1991. Boston: Little, Brown and Company, 2002.

BARRETO, Jorge Lima. Rock & droga (R./Trip2). Lisboa: & etc, 1982.

BASTOS, Cristiano. Destruição: o punk edificado em Guy Debord. Os Arménios, 2008. Disponível em: http://www.osarmenios.com.br/2008/03/destruicao-o-punk-edificado-em-guy-debord/.

BENJAMIN, Walter. Sobre a arte: técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1992.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: critica social do julgamento. São Paulo: Editora Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Lisboa: Editorial Presença, 1996.

CARTLEDGE, Frank. Distress to Impress?: Local Punk Fashion and Commodity Exchange. In SABIN, Roger (org.). Punk Rock. So What?: The cultural legacy of punk. Londres: Routledge, p. 143-154, 1999

CHAMBERS, Ian. Urban Rhythms: Pop Music and Popular Culture. Nova Iorque: Macmillan, 1985.

CHOI, Kyung Hee. Vivienne Westwood in Context and Englishness in Her Work. IJCC, Vol. 8, No. 2, p. 61-70, 2005.

COLEGRAVE, Stephen; SULLIVAN, Chris. Punk. Hors limites. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

DÉPARTEMENT MUSIQUE. Le Punk 30 ans et toujours sur la crête. Points d'Actu!, 2006. Disponível em: http://www.pointsdactu.org/article.php3?id_article=636.

DUNN, Kevin. “If It Ain't Cheap, It Ain't Punk”: Walter Benjamin's Progressive Cultural Production and DIY Punk Record Labels. Journal of Popular Music Studies, V. 24, n. 2, p. 217-237, 2012.

EGAN, Sean. The Clash: The Only Band That Mattered. Maryland: Rowman & Littlefield, 2014.

EYERMAN, Ron. Music and Social Movements. In RITZER, George (ed.). Blackwell Encyclopedia of Sociology. Nova Iorque: Blackwell Publishing, 2007

FRITH, Simon; HORNE; Howard. Art into pop. Londres: Taylor & Francis, 1987.

GARNETT, Robert. Too Low to Be Low: Art Pop and the Sex Pistols. In SABIN, Roger (org.). Punk Rock. So What?: The cultural legacy of punk. Londres: Routledge, p. 17-30, 1999.

GRUEN, Bob. Rock Seen. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 2011.

GUERRA, Paula. A instável leveza do rock. Génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). Porto: Edições Afrontamento, 2013.

GUERRA, Paula; BENNETT, Andy. Never Mind the Pistols? The Legacy and Authenticity of the Sex Pistols in Portugal. Popular Music and Society, V. 38, n. 4, p. 500-521, 2015.

GUERRA, Paula. ‘Just Can’t Go to Sleep’. DIY cultures and alternative economies facing social theory. Portuguese Journal of Social Sciences, Volume 16, Number 3, p. 283-303, 2017.

GUERRA, Paula. Raw Power: Punk, DIY and Underground Cultures as Spaces of Resistance in Contemporary Portugal. Cultural Sociology, https://doi.org/10.1177/1749975518770353, 2018.

HEBDIGE, Dick. Subculture: the meaning of style. Londres: Methuen, 1979.

HEBDIGE, Dick. Posing…Threats, striking…Poses. Youth, surveillance, and display. In GELDER, Ken & THORNTON, Sarah (orgs.). The subculture Reader. Londres, Routledge, p. 393-405, 1997.

HENRIQUES, Júlio. Prefácio. In VV. AA. Internacional Situacionista. Antologia. Lisboa: Antígona, 1997.

HESMONDHALGH, David. Post-punk's attempt to democratise the music industry: the success and failure of rough trade. Popular Music, v. 16, n. 3, p. 255–274, 1997.

INGLIS, Ian (ed.). Performance and popular music: history, place and time. Hampshire: Ashgate Publishing, 2006.

KENT, Nick. The dark stuff. L’envers du rock. Paris: Naïve, 2006.

KOGAN, Frank. Real Punks Don't Wear Black. Athens, Georgia: University of Georgia Press, 2006.

LAWLEY, Guy. 1999. ‘I Like Hate and I Hate Everything Else’: The Influence of Punk on Comics. In SABIN, Roger (org.). Punk Rock. So What?: The cultural legacy of punk. Londres: Routledge, p.100-119, 1999.

LYDON, John. Filthy Lucre Press Conference, 1996. Disponível em: http://www.sexpistolsofficial.com. Acesso em: 29 maio 2018.

LYDON, John. Pistols at The Palace, 2002. Disponível em: http://www.sexpistolsofficial.com. Acesso em: 29 maio 2018.

MARCUS, Greil. A Última transmissão. São Paulo: Conrad Editora, 2006.

MARCUS, Greil. Marcas de baton. Uma História Secreta do Século Vinte. Lisboa: Frenesi, 2000.

MCNEIL, Legs; MCCAIN, Gillian. Please Kill Me. L’histoire non censure du punk racontée par ses acteurs. Paris: Éditions Allia, 2006.

OSGERBY, William. The Filth and the Fury: The Development and Impact of British Punk Rock. Groniek: Historisch Tijdschrift, n. 179, p. 173-87, 2008.

PARAIRE, Philipp. 50 Anos de música rock. Lisboa: Pergaminho, 1992.

REYNOLDS, Simon. Bring the noise: 20 years of writing about hip rock and hip hop. Londres: Faber and Faber Limited, 2007.

REYNOLDS, Simon. Rip it up and start again: post punk 1978-1984. Londres: Faber and Faber, 2006.

RIVETT, Miriam. Misfit Lit: 'Punk Writing' and Representations of Punk Through Writing and Publishing. In SABIN, Roger (org.). Punk Rock. So What?: the cultural legacy of punk. Londres: Routledge, p. 31-48, 1999.

SAMS, Gideon. The Punk. Londres: Corgi Books, 1977.

SAVAGE, Jon. England’s Dreaming: Les Sex Pistols et le punk rock. Londres: Faber and Faber, 2001.

SILVA, Augusto Santos; GUERRA, Paula. As palavras do punk. Lisboa: Alêtheia, 2015.

SIMMEL, Georg. El individuo y la libertad. Ensayos de critica de la cultura. Barcelona: Editorial Peninsula, 2001.

VV.AA. Internacional situacionista. Antologia. Lisboa: Antígona, 1997.

WESTWOOD, Vivienne & KELLY, Ian. Vivienne Westwood. Londres: Picador, 2016.

Discografia

BUZZCOCKS. Singles Going Steady. Nova Iorque: I.R.S. Records, 1979.

SEX PISTOLS. Anarchy in the U.K. Londres: EMI, 1976.

SEX PISTOLS. God Save the Queen. Londres: Virgin, 1977b.

SEX PISTOLS. Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols. Londres: EMI, 1977a.

THE CLASH. London Calling. Londres: CBS, 1979.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Today Your Style, Tomorrow The World: Punk, Moda e Imaginário Visual. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. 73–147, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12232019073. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13065. Acesso em: 28 mar. 2024.