Storytelling e Identidade de Marca: estudo de caso da marca portuguesa Josefinas

Thaissa Schneider, Laura Pedri Pereira

Resumo


O artigo visa analisar a utilização do storytelling na construção da identidade de marcas e apresenta um estudo de caso da marca portuguesa de calçados femininos Josefinas, na qual é possível perceber que, a partir do desenvolvimento do storytelling, a identidade da marca foi desenvolvida, e as demais estratégias de comunicação também utilizam fortemente esta estratégia. A marca tem posicionamento no mercado de luxo e desenvolve as “sabrinas”, peça chave da marca, que são sapatilhas inspiradas nos calçados das bailarinas. A empresa também desenvolve mocassins, sapatilhas, acessórios para calçados e bolsas, que são produzidos com altíssima qualidade, num atelier com 10 artesãos, situado na cidade de Braga, em Portugal. Para a elaboração deste artigo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, além de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso.


Palavras-chave


Moda; Comunicação; Storytelling; Branding

Texto completo:

PDF

Referências


BATEY, Mark. O significado da marca: como as empresas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.

FEIJÓ, Valéria Casaroto; FRANDOLOSO, Pablo Eduardo; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Storytelling como metodologia projetual para a construção de uma identidade de marca: o caso do café de Colômbia. Projética, Londrina, v.5, n. 02, p. 105-126, 2014.

FRANDOLOSO, Pablo Eduardo; FEIJÓ, Valéria. Storytelling e Gestão de Marca. Temática, Universidade Federal da Paraíba, ano X, n. 08, p. 164-181, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

HERNAMAVICIUTE, Gintare. Impacto das redes sociais e website no desempenho competitivo das empresas portuguesas de calçado: presença digital como vantagem competitiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Design e Marketing) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Portugal.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOSEFINAS. Josefinas Portugal. Disponível em: . Acesso em: 27/01/2017.

MAGNOLO, Talita Souza; MOREIRA, Maxwell Costa Oliveira. O Storytelling na criação do posicionamento da marca: a propaganda da Apple que mudou o jogo. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Boa Vista, 06 a 08/07/2016.

MARTINS, José. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. São Paulo: Global Brands, 2006.

NUNES, Antônio. É melhor contar tudo. São Paulo: Nobel, 2009.

PRATTEN, Robert. Getting started with Transmedia Storytelling. E-book. 2nd Ed, 2015.

SZABLUCK, Daniela; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva. A narrativa da marca: o storytelling como face da autenticidade. Educação Gráfica, Bauru, v. 19. n. 02, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018363

Direitos autorais Thaissa Schneider, Laura Pedri Pereira

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png