Próximos Dossiês: Estudos de Tendências e Branding de Moda (v.11 n.22)

O Dossiê número 22 do ModaPalavra e-periódico, organizado pelos Profs. Doutores Nelson Pinheiro Gomes e Fernando Oliveira, apresenta um tema que articula as disciplinas emergentes dos Estudos de Tendências e do Branding de Moda, propondo uma abordagem inovadora e reflexiva sobre os novos desafios das narrativas culturais no seio do sistema da moda, com reflexo ao nível das tendências de estilo e de gosto - padrões afetos a mentalidades em mutação – e das novas práticas de branding no setor da moda, sem descurar abordagens emergentes no campo como o branding cultural e o seu impacto neste meio. Os Estudos de Tendências são uma disciplina transdisciplinar emergente que agrega um conjunto de competências e de perspetivas, sublinhe-se as perspetivas do estudo da cultura, da sociologia, da gestão da cultura, do marketing e do design. Não obstante, a relação entre os Estudos de Tendências e a Moda ainda encontra-se pouco explorada e importa desenvolver as articulações entre ambos, solidificando os próprios conceitos de tendências e de moda. As tendências de mentalidade, como reflexo do espírito do tempo, possuem o potencial de afetar um largo número de setores, e de grupos de indivíduos, através dos vários sinais criativos que vão emergindo e alterando práticas e representações. A moda, como um sistema de massificação de comportamentos, aborda muitos desses sinais e atribui-lhes uma dinâmica de evolução própria.

Por sua vez, o Branding de Moda não só sofre alterações, fruto das novas dinâmicas socioculturais, como ele próprio é objeto de novas mentalidades e perspectivas sobre o sistema da moda. O Branding de Moda representa, hoje, uma disciplina em ascensão que procura a gestão de complexas narrativas identitárias e de padrões de consumo, que obrigam a novas práticas e perspetivas sobre a gestão de uma marca de moda, bem como um repensar da Brand Language como veículo de transposição da marca para os seus públicos. Importa considerar que o Branding de Moda apresenta especificidades que obrigam a uma reflexão conceptual capaz de se traduzir em estratégias e ações próprias para o setor. Neste sentido, o presente dossiê procura trabalhos de investigação fundamental ou aplicada, capazes de aprofundar os conceitos e as práticas delineados e de provocar um debate sobre os temas, de acordo com várias perspetivas e áreas do conhecimento. Encoraja-se a submissão de artigos que trabalham os Estudos de Tendências e o Branding na sua relação próxima com a Moda, considerando os seguintes tópicos:

  • Articulações entre os Estudos de Tendências e a Moda;
  • Teoria da Moda e/ou das Tendências;
  • Design e Branding de Moda;
  • Brand Language nas marcas de Moda;
  • O impacto dos Estudos de Tendências no Design de Moda;
  • Comunicação e Branding de Moda;
  • Tendências de estilo e de gosto;
  • Branding Cultural e de Moda;
  • Branding e Cultura de Consumo em Moda; 

Submissão de artigos: de 11/09/2017 à 31/01/2018
Publicação: julho, 2018
Pela primeira vez, aceitaremos artigos em inglês (com resumo em português), além de trabalhos escritos em português e em espanhol.

Imagem: Aline de S. Rocha (design); Nelson Pinheiro (foto).


errata: início submissão em 11 de setembro, 2017

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