OS EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA <em> SYLLABUS ORGANIZATIONAL AXES AND THE PROBLEMATIZATION OF PHILOSOPHY TEACHING </em>

Autores

  • José Benedito de Almeida Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo analisará dois aspectos do ensino de filosofia. Na primeira parte apresentaremos uma reflexão sobre o trabalho com os eixos de organização dos conteúdos de Filosofia para o Ensino Médio. Tendo em vista que, em geral, os estudiosos consideram a existência de dois eixos: Temas e História da Filosofia. Propomos, então, a concepção de três eixos: Temas, História e Áreas da Filosofia. Na segunda parte do artigo, trataremos das questões relativas à problematização como uma abordagem didática que pode ou não ser utilizada pelo professor em qualquer um dos eixos estruturais dos conteúdos, dessa forma, não consideramos a problematização um eixo orientador dos conteúdos de Filosofia. Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Conteúdos de Filosofia. Problematização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Benedito de Almeida Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Filosofia e professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

DE ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. OS EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA <em> SYLLABUS ORGANIZATIONAL AXES AND THE PROBLEMATIZATION OF PHILOSOPHY TEACHING </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 24–39, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2719. Acesso em: 18 abr. 2024.